Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

24/05/2014

TERRA SANTA PREPARA-SE PARA RECEBER 1ª VISITA DO PAPA FRANCISCO

Foto: Reuters
Papa deverá ir a campo de refugiados, conversar com peregrinos e encontrar-se com primeiro-ministro de Israel. Aumento de manifestações antirreligiosas leva autoridades a reforçar esquema de segurança.
"Papa Francisco, bem-vindo à Palestina", dizem os cartazes espalhados pela cidade de Belém, na Cisjordânia. Arquibancadas foram montadas para receber os cerca de 10 mil fiéis esperados para a grande missa, que será celebrada na praça em frente à Igreja da Natividade. Entre este sábado (24/05) e a próxima segunda-feira, Francisco visitará a Terra Santa pela primeira vez como pontífice.
"Esta visita acontece num momento importante. Precisamos de alguém como o papa Francisco, que enxergue nossa realidade e dê novo impulso à paz", afirma Vera Baboun, prefeita católica de Belém.
Durante a viagem, o papa pretende promover a reconciliação com as Igrejas cristãs orientais, assim como pregar o diálogo entre as religiões. O argentino Jorge Mario Bergoglio considera importante o encontro com peregrinos simples, ainda que sua intensa programação reserve pouco tempo para isso. Diferentemente de seus antecessores, Francisco não irá a Nazaré, no norte de Israel.
Será uma viagem curta. O papa passará menos de sete horas em Belém. Ainda assim, os palestinos esperam que Francisco consiga sentir um pouco da dura rotina vivida por eles – que poderá ser vista de perto durante a prevista passagem pelo campo de refugiados de Deheishe. Em vez de banquete com autoridades, o papa pretende almoçar com fiéis.
Entre eles estará uma cristã de Gaza, que vai relatar a Francisco a difícil situação na região bloqueada por Israel. A pequena comunidade católica na Cidade de Gaza conta agora com apenas 1.300 integrantes. A viagem do papa tem um valor simbólico para os cristãos árabes que vivem na Terra Santa.
Apenas cerca de 50 mil cristãos vivem na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e em Jerusalém Oriental. Em Israel, há cerca de 120 mil cristãos de língua árabe. Muitos cristãos palestinos deixaram o país. Segundo os organizadores da visita do papa, atualmente cerca de 80% deles vivem em diáspora, espalhados pelo mundo, devido à complicada situação política e econômica na região.

Portal Terra
http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/terra-santa-prepara-se-para-a-1-visita-do-papa-francisco,10ca7f958d926410VgnCLD200000b0bf46d0RCRD.html
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.