Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

19/04/2014

VOLUME DOS AÇUDES DO CEARÁ AUMENTA 10% COM AS CHUVAS DE ABRIL

A média de chuvas em abril foi de 97,6 milímetros no Ceará, o que fez com que o volume total dos açudes passasse de 29% para 31,9%, em comparação com o mês de março. O aumento é de 10%. O assessor técnico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Yuri Castro, destacou que foram identificados aportes significativos na Bacia de Salgado, que tem seis açudes com volumes acima de 50%; e nos reservatórios Orós (58,64% de armazenamento) e Castanhão (39,6%).

“No caso do Castanhão, o aporte foi menor do que ele poderia apresentar, mas foi expressivo. São aportes que, além de pequenos, são irregulares”, afirmou. Conforme Yuri, o impacto desses abastecimentos acaba não sendo o esperado por terem ocorrido em regiões que já estavam com bom volume.

As chuvas no Ceará, no primeiro quadrimestre de 2014, com acúmulo de 394,5 mm, não promoveram fortes alterações nos números de reservatórios em alerta. Dos 139 açudes monitorados, 99 ainda estão com volumes inferiores a 30% e metade das 12 bacias hidrográficas cearenses não apresentou aumento do volume d’água. De acordo com dados da Cogerh, 10 açudes não têm sequer 1% de água armazenada.

Previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que, até segunda-feira, haverá precipitações em todas as regiões do Estado, principalmente na parte Centro-Norte. Para os próximos meses, entretanto, as perspectivas do órgão continuam a ser de chuvas abaixo da média histórica. Entre as 7 horas de quarta-feira e as 7 horas de ontem, choveu em 63 municípios. Na Capital, a chuva foi de 25,6 mm.

O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/04/18/noticiasjornalcotidiano,3238255/volume-dos-acudes-aumenta-10-com-as-chuvas-de-abril.shtml
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.