Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

23/04/2014

DEPUTADOS APROVAM TEXTO BÁSICO DO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO

A comissão especial que analisa o texto do PNE (Plano Nacional da Educação) aprovou nesta terça-feira (22) o texto básico. Os deputados também superaram uma divergência importante sobre o artigo 2º, que introduzia a discussão de gênero na escola e estava dificultando a votação do plano.
Depois de muita discussão, os deputados resolveram aprovar a tese do Senado e adotar um entendimento que define o combate ao preconceito de uma forma mais genérica, ou seja, determina que a  meta é "erradicação de todas as formas de discriminação".
O parecer do relator do PNE na Casa, Angelo Vanhoni (PT-PR), que havia sido aprovado na primeira vez que o plano foi analisado discriminava  temas, prevendo a "superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção de igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual".
O PNE definirá as metas para o ensino nos próximos dez anos. Um dos seus objetivos é aumentar a escolaridade dos brasileiros e erradicar o analfabetismo.
O texto básico aprovado hoje manteve o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação pela União, Estados e municípios.
Uma divergência na distribuição do PIB (em educação pública ou apenas em educação) deve esquentar a votação amanhã. Os parlamentares analisam duas teses, uma que incorpora gastos com programas educacionais como o ProUni e o Pronatec, por exemplo, ao montante disponibilizado para a área (10% do PIB), e outra que defende que o dinheiro investido fique de fora deste montante porque os programas citados disponibilizam recursos públicos para instituições privadas.

 R7
http://noticias.r7.com/educacao/noticias/deputados-aprovam-texto-basico-do-plano-nacional-da-educacao-20140422.html
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.