Em meio às loas dos discursos direcionados à presidente Dilma Rousseff (PT) em Fortaleza, o presidente em exercício da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Expedito do Nascimento, aproveitou a tribuna do evento para cobrar que a petista reavalie os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) às prefeituras e promova a reestruturação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), sediado na capital cearense.
A queda na verba do FPM, principal fonte de renda de algumas prefeituras, tem sido motivo de constantes queixas dos chefes de Executivos municipais contra o Governo Federal desde 2012. Na solenidade de ontem, a Aprece entregou à Dilma um documento com um pacote de reivindicações, que inclui, ainda, um pedido para que o Palácio do Planalto aceite que os prefeitos suspendam os pagamentos das dívidas com o INSS durante o período emergencial de seca.
“A gente paga o parcelamento mensalmente. O certo seria pagar depois que passasse a calamidade”, afirmou Expedito do Nascimento, que é prefeito de Piquet Carneiro. Dilma não fez comentários sobre o documento durante a solenidade. (HR)
O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2014/03/20/noticiasjornalpolitica,3223114/prefeitos-cobram-revisao-nos-repasses-do-fpm.shtml