Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

12/03/2014

O GRÃO DE MOSTARDA GERMINADO NA PALMA...

Com idealismo e ousadia, buscando o melhor para a sua gente, naquela alvissareira manhã de 12 de março de 1954, o então vigário ecônomo da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, ilustre filho da terra, Padre Benedito Francisco de Albuquerque, nas primícias do seu sacerdócio, plantou uma semente de mostarda na seara da educação de Coreaú.
O Educandário Nossa Senhora da Piedade abriu as portas para o mundo do saber aos jovens coreauenses na residência dos genitores do diligente sacerdote, situada na Praça do Mercado, na confluência das Ruas Joaquim Machado com Tabelião Angelim. José Francisco de Albuquerque Sobrinho (Zé Barra) e Maria da Natividade de Albuquerque (dona Cocota) foram morar com o filho padre na Casa Paroquial.
Essa Entidade de Formação, a partir de 4 de março de 1957, ampliou o seu grau de ensino, acrescentando o curso ginasial, passando, assim, a denominar-se Ginásio Nossa Senhora da Piedade.
 Mais tarde, transferiu-se para um imponente prédio de propriedade do Círculo Operário de Coreaú na Avenida Dom José.
Esse Estabelecimento de Ensino esteve prestes a cerrar suas portas. Graças aos esforços do gestor municipal da época, em fim de mandato, e de seu sucessor já eleito, senhores Vicente Benício de Vasconcelos e Francisco Vilar Fontenele de Menezes, respectivamente, o Ginásio, orgulho da família coreauense, foi encampado pelo Município, mediante a Lei Nº 97, de 12 de março de 1971, assegurando-lhe a continuidade de sua nobre missão. Há anos, esse meritório Instituto Educacional funciona no velho prédio das Escolas Reunidas, construído em 1937.
A semente tão pequena germinou, cresceu e frutificou. Muitos são os frutos dessa semeadura. Eles estão espalhados por esse imenso Brasil, atuando no comércio, na indústria, no magistério universitário, no ensino fundamental e médio, na medicina, na engenharia, na odontologia, na advocacia, na gestão pública, no serviço público, na religião, enfim nas diversas áreas do conhecimento humano.
Hoje, dia 12 de março de 2014, o Ginásio Nossa Senhora da Piedade, atualmente Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Nossa Senhora da Piedade, completa o sexagésimo aniversário, tornando-se uma Instituição sexagenária. Parabéns!

Fortaleza, 12 de março de 2014.

Leonardo Pildas
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.