Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

17/03/2014

DILMA DÁ POSSE A SEIS NOVOS MINISTROS NO PALÁCIO DO PLANALTO

Arquivo - Dilma 23 outubro - ALBERTO WU-FUTURA PRESS (1)
sse nesta segunda-feira a seis novos ministros de Estado, prosseguindo seu plano de reforma na Esplanada. A troca de titulares abrange seis pastas: Desenvolvimento Agrário, Cidades, Pesca e Aquicultura, Agricultura, Ciência e Tecnologia e Turismo. Ausência sentida na cerimônia foi a do líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), pivô da crise do maior partido aliado com o governo federal. Para ele, as mudanças não amenizam as divergências com o Palácio do Planalto.

Com exceção do atual ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, todos os ministros que desembarcam do governo federal neste momento concorrem a cargos eletivos no pleito de outubro. O substituto de Raupp será outro técnico, o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Clelio Campolina Diniz.

Pepe Vargas (PT-RS) deixa o Ministério do Desenvolvimento Agrário para dar lugar ao ex-presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto – que já ocupou o cargo no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. No Ministério das Cidades, a troca foi pacífica. Com aval do PP, a presidente substitui Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) por Gilberto Occhi. No Ministério da Pesca, sai Marcelo Crivela (PRB-RJ) e entra o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).

Dentre as cinco pastas comandadas pelo PMDB, houve trocas no Ministério da Agricultura, no qual a presidente adotou uma solução caseira e trocou Antônio Andrade (PMDB-MG) pelo atual secretário de Política Agrícola da pasta, Neri Geller. A outra substituição ocorreu no Ministério do Turismo, do qual saiu o deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) para disputar reeleição e entra Vinicius Nobre Lages, que era gerente da assessoria internacional do Sebrae e apadrinhado político do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Até o fim da reforma, a presidente ainda terá de acomodar espaço para o partido aliado Pros, que deverá ficar com o Ministério da Integração Nacional. Apesar de já ter realizado outras mudanças ministeriais ao longo do seu mandato, Dilma sofre uma pressão maior agora porque a acomodação dos aliados será decisiva para a formação da sua chapa na corrida presidencial deste ano.

Jornal do Brasil
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/03/17/presidente-dilma-rousseff-da-posse-a-seis-novos-ministros/
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.