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21/03/2014

CEARÁ TEM DÉFICIT DE 637 PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO

O Ceará apresenta um déficit de 637 professores com formação específica nas disciplinas obrigatórias do ensino médio, na rede estadual de ensino. A maior carência atinge a disciplina de artes (com 314 professores a menos). Em seguida, vêm física (174) e sociologia (149). Além disso, o percentual de educadores temporários é de 59,9%, enquanto os concursados é de 37,3% e os terceirizados 0,6%. Os dados são relativos a 2012.

Essas são algumas das conclusões da auditoria do Tribunal de Contas da União, feita em parceria com tribunais de Contas dos Estados, e que indica uma carência de 32 mil professores na rede de ensino médio do País. Outro dado preocupante da auditoria refere-se às taxas de reprovação e abandono, que no País ficam, respectivamente, em 12,2% e 9,1%. A menor taxa de reprovação é registrada no Nordeste (9,8). O mesmo não se pode dizer acerca do abandono escolar. Com 12,5%, o Nordeste só perde para o Norte, com 13,8%. É o Sudeste que registra o menor percentual (6,3).

Em âmbito nacional, constatou o TCU, há 61 mil professores concursados fora das salas de aula por estarem cedidos a órgãos diversos. Destes, 5 mil estão trabalhando fora da área de educação. Existem, ainda, perto de 46 mil professores na rede pública estadual sem formação específica em nenhuma das 12 disciplinas obrigatórias.

A auditoria focou o ensino médio regular, sendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino médio profissional tratados de forma complementar. A questão do currículo pedagógico do ensino médio não foi examinada, porém citada, no estudo, como “um tema altamente controverso”.

Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/ceara-tem-deficit-de-637-professores-1.867185
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