Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

14/02/2014

PESQUISA REVELA QUE O USO PROLONGADO DE CELULARES NÃO CAUSA CÂNCER

Um longo programa de pesquisas sobre os possíveis riscos à saúde causados por telefones celulares revelou que não há evidências de quaisquer efeitos adversos. Celulares não causam câncer.
A pesquisa foi conduzida pelo programa Mobile Telecomumicações e Pesquisa de Saúde (MTHR, na sigla em inglês), baseado no Reino Unido, e custeada pelo governo e empresas de telecomunicações por US$ 22 milhões ao longo de 11 anos.
- Quando o programa MTHR começou, havia muita incerteza científica sobre os riscos à saúde relacionados à tecnologia e aos celulares - lembra o professor de saúde ocupacional e ambiental da Universidade de Southampton, David Coggon, que resumiu o relatório de 50 páginas em uma frase:
- Este programa independente agora está completo, e apesar de exaustiva pesquisa, não encontraram nenhuma evidência de riscos para a saúde das ondas de rádio produzidas por telefones celulares ou suas estações rádio-base.
Embora esse resultado não seja inesperado, ajuda a anular algumas das teorias da conspiração e é mais gratificante do que estudos anteriores que chegaram a esta conclusão com a observação “mais pesquisa é necessária”.
Os pesquisadores observaram, por exemplo, 1.400 casos de crianças que tiveram câncer e calculou quão longe elas estavam da estação base mais próxima no momento do nascimento, e qual era a “densidade de energia” em seu endereço de nascimento era. Eles não encontraram nenhuma correlação entre as medidas e a incidência de qualquer tipo de câncer.
Eles, então, pesquisaram leucemia, porque crânio e mandíbula contêm 13% da medula óssea ativa do corpo, e como eles estão mais perto do telefone quando ele é usado, a relação parecia fazer sentido. Mas através de entrevistas com pessoas diagnosticadas com leucemia, eles não encontraram nenhuma ligação com o uso do telefone regular. “Também não houve evidência de uma tendência de aumento de risco com o tempo que um telefone celular foi usado pela primeira vez, total de anos de uso, número acumulado de chamadas ou horas de uso”, escreveram os pesquisadores.

O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/saude/2014/02/14/noticiasaude,3206642/pesquisa-revela-que-o-uso-prolongado-de-celulares-nao-causa-cancer.shtml
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.