Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

27/02/2014

PAPA FRANCISCO É UM FENÔMENO NA INTERNET

Após menos de um ano no Vaticano, o papa Francisco se tornou um fenômeno na internet, onde sua popularidade compete com a de grandes líderes mundiais, como Barack Obama - informou um estudo apresentado em Barcelona na terça-feira. Intitulado "A internet ama o papa Francisco", o estudo divulgado pela rede católica Ateleia foi feito em parceria com o instituto de pesquisas digitais 3rd place durante o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, que acontece na capital da Catalunha.

Os dados coletados na pesquisa mostram o impacto virtual do Papa, líder mundial que mais gerou tráfego na web, contando as citações em redes sociais, jornais e outros tipos de mídias na internet. 

O papa argentino contabiliza 49 milhões de menções entre março e novembro de 2013, superando com folga o presidente norte-americano, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel. A presença do papa na rede é especialmente forte na América Latina, onde ele é a pessoa com maior número de menções na internet, mais do que o jogador argentino Messi e o cantor canadense Justin Bieber. 

Outro aspecto relevante é o impacto de sua conta no Twitter, @pontifex, que arrebanha mais de 11.300.000 seguidores nos diferentes idiomas e gera uma média de 6.637 retuítes para cada mensagem escrita, número muito maior que a média de 2.309 retuítes gerada pela conta de Obama, que tem mais de 40 milhões de seguidores. Na versão em espanhol do twitter papal, a média de retuítes passa para 9.000, deixando para trás os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do México, Enrique Peña Nieto, que acumulam - no melhor dos cenários - uma média de 360 retuítes cada.

"A diferença é que o papa usa o Twitter para falar e se aproximar de seus seguidores, e os líderes políticos o utilizam para divulgar sua agenda, como um porta-voz de sua própria persona", avalia Claudio Zamboni, cofundador da 3rd place. Francisco "tem sabido dialogar com os problemas cotidianos que afetam as pessoas diariamente", ressalta Zamboni. Como exemplo dessa mensagem, o estudo tomou o terceiro tuíte lançado pelo pontífice argentino. "O papa deve servir a todos, especialmente aos mais pobres, os mais frágeis, os menores", escreveu Francisco, cujas palavras foram reproduzidas 30.608 vezes.

DM.com
http://www.dm.com.br/texto/167137-papa-francisco-a-um-fenameno-na-internet
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.