Apesar de ter conseguido uma evolução significativa nos itens avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Brasil ainda está nas posições mais baixas do ranking. Entre os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar.
No entanto, desde 2003, o Brasil conseguiu os maiores ganhos na
performance em matemática, saindo dos 356 pontos naquele ano e chegando
aos 391 pontos em 2012, segundo os dados divulgados nesta terça-feira
(3).
A avaliação, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),
é aplicada a jovens de 15 anos a cada três anos. A pesquisa mede o
desempenho dos estudantes em três áreas do conhecimento – leitura,
matemática e ciências. Em 2009, o Brasil ficou na 54ª posição no
ranking.
Entre os pontos destacados em relação ao Brasil também está o aumento
percentual de estudantes matriculados. De acordo com o estudo, em 2003,
65% dos jovens com 15 anos frequentavam a escola. Em 2012, o país
conseguiu matricular 78% dos adolescentes nessa faixa etária.
"Não só a maioria dos estudantes brasileiros melhorou o desempenho,
mas também o Brasil aumentou a taxa de matrículas nas escolas primárias e
secundárias", informa o relatório. Segundo o texto, as taxas de
escolaridade para jovens de 15 anos aumentaram de 65% em 2003 para 78%
em 2012. "Muitos dos alunos que agora estão incluídos no sistema escolar
vêm de comunidades rurais ou famílias socioeconomicamente
desfavorecidas, de modo que a população de alunos que participaram na
avaliação do Pisa 2012 é muito diferente da de 2003", destaca o
documento .
Diário do Nordeste