Com objetivo de diminuir fraudes ao Cadastro de Pessoa
Física (CPF), a Serasa Experian lançou um serviço que faz monitoramento
24 horas das transações efetuadas utilizando o número.
O serviço é gratuito durante os primeiros 30 dias e pode ser contratado por um mês, um trimestre ou um ano, por R$ 10 mensais.
O cliente recebe um relatório quinzenal do uso de seu CPF,
que cobre perda/roubo de documentos, pendências financeiras, registro
de cheques sem fundos, ações judiciais, falências, sociedades, consultas
e negativações do cadastro.
Cadastros em serviços de telefonia, falsas
petições virtuais e ofertas de empréstimos são algumas das armadilhas
que roubam dados de 1,6 milhão de pessoas por ano.
O uso do cartão no consumo de serviços (como salão de
beleza e pacotes turísticos, no balcão do estabelecimento), de acordo
com a empresa, também é uma porta de entrada para a fraude: só em 2011
foi responsável por mais de 486 mil novas ocorrências de golpe.
A consulta a serviços bancários pela internet
continua não se mostrando totalmente segura e responde por 19% das
fraudes do gênero. Muitas vezes os criminosos utilizam, inclusive, dados
de pessoas falecidas.
Pesquisas realizadas pela Serasa apontam os golpes mais
aplicados: emissão de cartões de crédito, financiamentos eletrônicos,
abertura de conta, compra de automóveis e até mesmo abertura de
empresas.
Para que essas fraudes sejam evitadas, a empresa faz
algumas recomendações: não fornecer dados a estranhos, não confirmar
dados por telefone, manter os documentos ao alcance da visão quando
solicitados em cadastro no varejo, manter o sigilo da senha de cartões
(inclusive no momento de digitá-las), não se cadastrar em sites
desconhecidos ou sem recomendação de pessoas conhecidas, divulgar apenas
os dados necessários em redes sociais, atualizar o antivírus de
computadores pessoais e evitar transações bancárias a partir de
computadores conectados a redes públicas de internet.
Fonte: Economia iG