O Cristo Redentor está iluminado de azul, como parte da campanha
Novembro Azul, de conscientização dos homens sobre a necessidade de se
submeter a exames preventivos do câncer de próstata. A Igreja da Penha
também receberá a iluminação especial durante toda a semana.
O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Aguinaldo
Nardi, lembra que as campanhas de esclarecimento começaram em 2003, mas
no ano passado o Brasil aderiu ao movimento mundial, que este ano tem
como tema Um Toque, um Drible.
“No ano passado, nós resolvemos apoiar esse movimento Novembro Azul,
que é mundial, começou na Austrália e se desenvolve no mundo todo no
mês de novembro. Este ano estamos com apoio da Câmara dos Deputados e do
Senado Federal, assim como em outros estados vai haver a iluminação de
monumentos na cor azul. Tudo isso com o objetivo de alertar os homens
aos problemas na sua saúde, em especial o câncer de próstata”.
Além da iluminação dos monumentos, no Rio de Janeiro, também haverá
palestras em empresas, com urologistas voluntários, que vão esclarecer
sobre o assunto. De acordo com Nardi, o Brasil registra 60 mil casos
novos de câncer de próstata por ano e aproximadamente 15 mil mortes.
Para ele, o exame preventivo do toque retal ainda é um tabu entre os
homens, o que dificulta a prevenção.
“Ainda tem muito preconceito e a importância dessa campanha para que
esse preconceito diminua e acabe facilitando a ida do homem ao médico.
Acho que o homem não pode ficar alheio a esse fato, [precisa] entender a
sua fragilidade, reconhecer a sua fragilidade, procurar o serviço
poderá contribuir muito para melhorar a qualidade de vida dele”.
O exame deve ser feito por todos os homens a partir dos 50 anos de
idade, uma vez por ano. Mais informações sobre a campanha Novembro Azul
no sitewww.umtoqueumdrible.com.br.
Da Agência Brasil