Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

05/08/2013

VOLUME DE CHUVA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013 SERÁ 'INSIGNIFICANTE', AFIRMA FUNCEME

Foto Ilistração
A média do volume de precipitação da quadra chuvosa, meses em que a intensidade de chuvas é maior no Ceará, foi 37,7% abaixo da média histórica, em 2013, e a previsão para o 2º semestre é que a situação piore ainda mais, segundo a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme). Isso se deve ao histórico de chuvas para o período, quando costuma ser registrado médias abaixo de 5 mm por mês. Essa característica do clima no Estado já pode  ser constatada nos primeiros 5 dias de agosto em que, até o momento, não foram registrados índices pluviométricos significativos em território cearense.
A ausência de chuvas se deve a ausência de fenômenos indutores de precipitações, segundo  Raul Fritz, metereologista da Funceme. "Diferentemente dos primeiros meses do ano, em que as condições atmosféricas e oceânicas são favoráveis, a partir de agosto temos chuvas mais pontuais", explica. Ainda de acordo com o metereologista, tais chuvas pontuais são provocadas pelas Ondas de Leste, fenômeno que causa precipitações entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, se findando ainda no mês de agosto.
Raul Fritz caracteriza o ano de 2013 como crítico em relação à chuvas. "Apesar dos registro de pós-estação terem sido acima do normal, fechamos o período chuvoso no Ceará (de janeiro a julho) com 34,8% da média histórica para o período", afirma. Isso significa que nos primeiros 6 meses deste ano choveu 570,4 mm, bem abaixo do esperado, que era de 874,3 mm. Em 2012, a Funceme registrou índice pluviométrico de apenas 0,3 mm no mês de agosto. Já em setembro, o índice foi quase nulo (0,1 mm) e em outubro foi registrado o mesmo volume de agosto (0,3).

Fonte: Diário do Nordestes
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.