Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

21/07/2013

DEU NA FOLHA DE SÃO PAULO: CIDADE "CHEIA" DE FRANCISCO QUER RECEBER PAPA

Numa sacolinha plástica, Isaíra Anastácio guarda os cabelos do filho. Ele só está em seus braços, ela garante, por obra de são Francisco. Daí sua decisão de batizá-lo --Francisco Ian-- e levar ao santo as mechas do menino.
"Ele engasgou quando tinha 28 dias de nascido. Pelejei de todo jeito e ele não desengasgava. Então me vali de são Francisco", diz a agricultora de 34 anos, ao lado da basílica de Canindé (CE), cidade que abriga a maior peregrinação das Américas para o santo em que o papa se inspirou para escolher seu nome. 
Francisco Ian, 2, engrossará um grupo grande na cidade, que poderia ser chamada de "terra de Franciscos", dada a predileção pelo nome.
A devoção aparece nos números. Segundo levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), enquanto os Franciscos e Franciscas são 2,8% do eleitorado brasileiro, no sertão de Canindé a porcentagem salta para 21%.
Se a régua for o cadastro nacional único de dezembro de 2011, usado para o Bolsa Família (cerca de 40% da população brasileira), 30,7% dos homens inscritos em Canindé se chamam Francisco, recorde entre as cidades do país.
O nome do santo também está em lojas e escolas desde a fundação da cidade cearense, no século 18. É dessa época o relato de um dos pedreiros que construía a primeira igreja para são Francisco. Ele contou que, quando estava prestes a morrer por cair do alto da obra, chamou pelo santo e acabou salvo.
Segundo a tradição, foi essa a história que se espalhou pela região e fez surgir a peregrinação, que hoje leva milhares à estatua de são Francisco. Inaugurada em 2005, ela mede cerca de 30 m, praticamente o mesmo que o Cristo Redentor, no Rio (descontado o pedestal, de 8 m).
Romeiros à pé, de pau de arara, carros e ônibus chegam à cidade levando lembranças da graça alcançada pelo santo. Braços, pernas, sexos e cabeças confeccionados em madeira, miniaturas de carros, caminhões e ônibus, camisetas de times e mechas de cabelo, como as de Francisco Ian, vão para a "Casa dos Milagres".
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.