Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

30/04/2013

MANUSCRITOS DE JOSÉ DE ALENCAR SÃO DIGITALIZADOS


Autor de alguns dos maiores clássicos da literatura nacional, como O Guarani e Iracema, José de Alencar (1829-1877) costuma ser reconhecido pelo grande romancista que foi. No entanto, a atuação do cearense nascido no sítio Alagadiço Novo – quando Messejana ainda era um município vizinho de Fortaleza – não se restringiu ao campo literário. Além de escritor, ele foi jornalista, dramaturgo, deputado, ministro da Justiça, crítico literário e um estudioso da língua portuguesa. “Ele é mais do que tem sido dito a seu respeito”, afirma Marcelo Peloggio, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), que se dedica a estudar a obra alencarina há dez anos.
A partir de amanhã, quando são celebrados os 184 anos de nascimento do autor, a Casa de José de Alencar deixa ao dispor da curiosidade de pesquisadores e interessados em geral cerca de seis mil manuscritos – a maioria inédita – que estão no Museu Histórico Nacional (MHN), no Rio de Janeiro, e foram digitalizados. Agora, em vez de ir até a capital carioca para consultar o material, quem quiser descobrir essas várias (e pouco conhecidas) facetas de Alencar só precisa agendar uma visita e ir ao sítio que o abrigou durante a infância.
A digitalização do acervo que estava no MHN começou no início de 2012, após ser aprovada no edital de Cultura da Petrobrás e conseguir patrocínio via Lei Rouanet. Segundo o historiador Frederico Pontes, coordenador cultural da Casa, neste primeiro momento a versão digital dos 11 cadernos nos quais o material está dividido só poderá ser consultada no local. Haverá dois computadores destinados especificamente para esse fim. No futuro, ele diz, a ideia é publicar os manuscritos na Internet – mas aí será necessário um recurso extra.

Fonte: O Povo Online
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.