Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

05/04/2013

BRASIL TEM DE 'DESCER DO MURO' EM CASO DE GUERRA DIZ ANALISTAS


Se o Brasil quiser mesmo se tornar um País relevante no mundo e nas relações internacionais e conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), não pode continuar "em cima do muro" e precisa se posicionar. O caso de uma guerra entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, segundo especialistas ouvidos pelo R7, será uma boa oportunidade.
Nos últimos anos, o Brasil mudou um pouco a forma de atuar no cenário internacional. O governo do ex-presidente Lula teve uma incidência muito forte na política externa, diferentemente de Dilma Rousseff, que tem mostrado uma tendência maior de "neutralidade" para não se expor entre os países.
De acordo com o cientista político e mestre em resolução de conflitos internacionais da ESPM, Heni Ozi Cukier, que já trabalhou no Conselho de Segurança da ONU, essa postura atrapalha o País com intenção de ganhar mais importância entre os demais.
Cukier explica que "falta envolvimento com assuntos relacionados à guerra, paz ou segurança internacional". Para ele, já que o Brasil é isolado geograficamente,  deveria "participar dessas questões de forma ativa".

— Adotar uma posição de neutralidade é um grande erro para quem quer estar no Conselho de Segurança. O conselho não é um órgão que tem característica neutra. O objetivo dele é resolver conflitos, e ninguém resolve nada se estiver sempre em cima do muro.

Para o especialista da ESPM, essa posição "neutra" não mostra credibilidade e interesse em resolver o conflito.

— Se isentar de um posicionamento evita que o Brasil se exponha politicamente, com isso você cria menos desafetos na política internacional, é visto com bons olhos por todo mundo. No entanto, não é o tipo de atitude que se espera de alguém que quer ser um grande nome no órgão e no mundo.

Do r7
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.