Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

03/02/2013

O BRASÃO DE COREAÚ


Recebi, hoje, 3 de fevereiro de 2013, do Professor Romildo Moura o e-mail, abaixo transcrito:

“Romildo Moura
data:          3 de fevereiro de 2013 00:47
assunto: Brasão Coreaú
enviado por: gmail.com

Caro amigo, vc poderia explicar quem foi o autor do Brasão de nosso municipio, e o que representa aquela muralha.

Antes tinha feito um brasão com data de 04-09 e depois corrigi com 24-09, estou mandando as duas versões para analise.

Grato pela compreensão.”

Inicialmente, gostaria de fazer três considerações:

1. Eu não sou heraldista. Portanto, não possuo o grau de especialista em heráldica.  Porém, gosto de pesquisar, ler e estudar. Já faz um bom tempo que venho pesquisando e estudando esta ciência. Este interesse surgiu quando da pesquisa para elaboração do livro “História de Coreaú”, dada a grande dificuldade que senti para interpretar os elementos consagrados no brasão municipal.

2. Não tive participação direta na adequação do brasão de nosso município e cidade de Coreaú. No entanto, aplaudi a iniciativa. Sempre desejei que fosse promovido o enquadramento deste símbolo municipal nas normas pertinentes. Mas nunca critiquei, nem tratei do assunto de forma contundente. Esperei pela manifestação de outros coreauenses, porque não me considero o dono da verdade e muito menos sabedor de tudo, principalmente, em nível de conhecimento geral.

3. Estou tratando do assunto, tão somente, para responder as indagações ditadas no e-mail em epígrafe.

Agora, tratarei sobre a solicitação expressa no dito e-mail, que na realidade são duas perguntas:

1. “... quem foi o autor do Brasão de nosso município,...”[?]

Resposta: Professor Romildo Moura, até a presente data não encontrei nada acerca da pessoa que elaborou o Brasão de nosso município.

2. “... o que representa aquela muralha.”[?]

Resposta: O nome oficial desse ornato exterior do escudo é “Coroa Mural”. Na verdade é um símbolo de soberania, que traduz a evolução administrativa e política do município. Para as cidades, a coroa deve ter cinco torres. Havendo uma distinção essencial quanto à cor. Tratando-se de cidade capital, esse ornato (coroa mural) deve ser em metal (cor) “ouro”. Nas demais cidades, usa-se a cor prata.

O antigo brasão, quando da sua elaboração, não foi contemplado com os elementos consignados nas normas da Heráldica. Dai a necessidade de sua adequação. Graças à percepção e o discernimento da nova gestora municipal, este processo já foi iniciado. Alguns detalhes ainda merecem atenção especial para que sejam corretamente representados.
Com base nas respostas dadas, é tempo de comentar o atual brasão que se encontra logo a baixo:


A primeira mudança ocorrida em ralação ao brasão anterior é a incorporação da “Coroa Mural”, contendo cinco torres em “cor ouro”, quando deveria ser em “cor prata”. Tendo em vista que o metal ouro é privativo da cidade capital, que não é o caso.  Assim, deve ser feita a correção para o metal prata. O modelo das torres não deve ser mudado, somente a cor. A coroa mural, a seguir estampada, tem como objetivo a visualização da cor.

                  
Cidade de Peniche – Portugal                  
A segunda mudança efetuada, diz respeito à introdução do listel. Listel é a faixa em vermelho (goles ou gules), contendo o topônimo “Coreaú” e a data de sua emancipação em números arábicos neste formato: 24 -09 – 1870, como estabelecido pelas normas da Heráldica. As letras e os numerais estão escritos em branco, mas poderia ser também em prata.
Um ponto, extremamente importante, deve ser considerado. O brasão anterior, ou ainda vigente, era oficioso, pois não foi instituído por lei. O novo brasão quando estiver pronto deve passar pelo crivo da Câmara Municipal para que se torne oficial.
Penso que ajudei a esclarecer as adequações realizadas, até aqui, no Brasão das Armas de Coreaú. Caso não tenha elucidado, a contento, as dúvidas existentes, peço desculpas, pois busquei fazer o melhor para esclarecer o assunto em lide.

Fortaleza, 3 de fevereiro de 2013
Leonardo Pildas
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.