Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

01/12/2012

O PARENTIM EM DOIS TEMPOS...


Amanhã, o Parentim fica mais velho. Mas continua jovem de espírito, a ponto de dançar um xote com a mesma garra de outrora. Atento a tudo que se passa na terrinha, a cada dia, ele oportuniza uma boa palestra sobre os temas em discussão no universo palmense. Detalhista, em tom grave, expõe suas ideias e convicções com o mesmo ardor dos tempos de estudante secundarista.
O pertinaz Raimundo Nonato de Aguiar que, em 1960, no Seminário da Floresta dos Padres Dehonianos, na cidade de Fortaleza, passou a ser chamado de “Aguiar” tem muitas histórias para contar.
Destaque-se, por ser relevante, que o tribuno oficial da Palma, quando infante tinha como reinos a Feitoria, Aroeira (Fazenda Fortuna) e Tianguá, terra de seus avós maternos. Já brochote, desejando ser padre, descobriu a capital. Após uma temporada, regressou à velha Palma.
Mais tarde, exibindo a maioridade, aportou, novamente, na bela Fortaleza para prosseguir os estudos. Passados alguns anos, retornou definitivamente ao torrão natal. Continuou estudando até concluir o curso  de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA na metrópole  Sobralense.
Entre os seus, assomou à cátedra, abraçando a nobre missão de ensinar e educar os jovens palmenses. Nesta seara, tornou-se emérito professor. Querido e respeitado por seus alunos e colegas de trabalho, inscreveu seu nome na história do magistério coreauense.
Com invulgar dedicação, participa da vida paroquial, tanto na linha pastoral quanto no avivamento da histórica Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Homem afeito a política partidária e às causas que dizem respeito ao desenvolvimento da sua querida Coreaú, tem participado de muitas batalhas neste contexto.
Falar dessa figura demanda muitos adjetivos e requer um grande número de laudas. Noutra oportunidade, falarei com mais profundidade sobre esse palmense de fibra.
Neste escrito, desejo registrar que entre o menino e o homem, gravados nas fotos acima, apesar do tempo decorrido, em termos de personalidade, nada mudou. Continua o mesmo cidadão honesto, aguerrido e sincero em tudo que faz e diz.
Mas devo afirmar, com muita convicção, que o prezado preletor completa, no dia dois de dezembro de 2012, 66 anos. Portanto, é claro, lógico e evidente” (este era o seu bordão no Seminário), que expresse, aqui, votos de longa vida e pleno sucesso em sua alegre caminhada ao lado da esposa, filhos, netos, genro, nora e amigos que são inúmeros.
“Vivat Cor Jesu”; - “Per Cor Mariae”. “Viva o Coração de Jesus pelo Coração de Maria”. Velho amigo, esta é para lembrar os tempos Dehonianos.
Parabéns, Parentim!

Fortaleza, 1º de dezembro de 2012
Leonardo Pildas
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.