Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

08/12/2012

DISCURSO DA DIPLOMAÇÃO DA PREFEITA ÉRIKA


Excelentíssimo Senhor Dr. Hyldon Master Cavalcante Costa, Juiz Eleitoral Titular da nossa sexagésima quarta  Zona;

Excelentíssimo Senhor Dr. Ítalo Sousa Braga Promotor Eleitoral diligente representante do Ministério Público Estadual.

Ilustríssimo Senhor Antonio Marcelo Moreira Fontenele Lourenço, Chefe do Cartório Eleitoral de Coreaú em sua pessoa cumprimento todos os serventuários da Justiça Eleitoral que muito colaboraram com o bom andamento do pleito deste ano.

Excelentíssimo Senhor Vereador Manoel Ferreira de Aguiar, Presidente da Câmara Municipal de Coreaú em sua pessoa cumprimento todos os Vereadores eleitos e suplentes de Vereador que  nesta ocasião estão sendo comigo diplomados.

Excelentíssimo Reverendíssimo Padre Lucione Queiroz Pároco de  Coreaú.

Meus queridos pais, Edmundo Monte Coelho Filho e Solange Maria Frota Monte Coelho, aqui presentes, minhas adoradas filhas Ellen e Ille, meu esposo Francisco, meus irmãos e irmãs, cunhados e cunhadas, tios e tias, primas e primos, obrigado a todos pela força.

Minha querida Dona Marlene que ficou carinhosamente conhecida por todos nós como Vovó, Vice Prefeita eleita, honrada e leal companheira de chapa.

Aos nossos companheiros dos partidos PSD, PSB, PP, PDT, PT, PC do B, PTB, PRB e PSL que nos ajudaram a vencer esta disputa e as lideranças comunitárias, minhas senhoras e meus senhores.

Gostaria de cumprimentar a todos que trabalharam conosco no dia a dia da campanha, os militantes, os voluntários, os estudantes e os jovens de todas as idades que com suas energias fizeram valer o verso do nosso conterrâneo Belchior que diz que “o novo sempre vem”.

Sei que em cerimônias como esta tem um protocolo rígido, resolvi então escrever algumas coisas que aqui gostaria de falar.

Tenho plena consciência do significado jurídico e político do diploma que recebo da Justiça Eleitoral de Coreaú.

Ele expressa e testemunha o reconhecimento da soberania da vontade popular manifestada pelos coreauenses nas  urnas de sete  de outubro.

O diploma conferido pelo Poder Judiciário aos eleitos, é sinal marcante da supremacia do Povo.

Daí por que o diploma não é apenas a homologação do resultado eleitoral, mas ardente símbolo nas mãos de seu portador, advertindo-o de que o Poder, ESPACIALMENTE, não é seu, mas do povo, nem, TEMPORALMENTE, é perpétuo, mas efêmero.

Creio na Democracia como eficaz instrumento de construção do bem comum. Nesta declaração, encontro a origem e o fim do verdadeiro Poder como instrumento para servir a todos, indistintamente, sem cores partidárias ou de qualquer natureza. Isto impõe a eleita o dever da humildade, na consciência da própria pequenez diante das imensas expectativas que cercam sua missão.

O diploma tem por fim conferir ao eleito não um privilégio, mas um dever: servir à construção do bem comum.

Urge que façamos uma grande ação compartilhada, agregadora, cujo mais ingente e premente desafio é a convicção da inadiável urgência da convocação de todos para um repensar da atividade política e administrativa de Coreaú, posto que o serviço ao Povo é unidade de propósitos, união de forças, nascidas na inspiração comum da própria causa pública.

Creio na força, na bravura e no trabalho do Povo de Coreaú, que não nutre em suas entranhas nenhum tipo de preconceito, seja social, geográfico ou sexual, e por isso também creio na dedicação de sua classe política ao interesse público. Com esta confiança, tenho certeza de que não faltarão à Prefeita, vindos de correligionários ou não, estímulo para os acertos, e crítica construtiva para eventuais desacertos, tudo sempre com o firme e constante propósito de servir ao povo de nossa terra.

Creio nas potencialidades de nossa gente. Certamente não seria hoje, nesta solenidade de diplomação, que haveria de traçar metas e rumos para nossa gestão que iniciaremos a primeiro de janeiro. Mas esta profissão de fé em Deus e no esperançoso futuro de Coreaú é a verdadeira base para vencermos tempos perdidos e agarrarmos o amanhã, que haverá de ser de novo progresso, desenvolvimento, segurança, paz, obstinada determinação de atendermos as imensas carências sociais de educação de qualidade, garantia de pronto e eficiente atendimento à saúde, promoção de possibilidades de trabalho honrado para todos os coreauenses.

Creio haver chegado a hora de resgatarmos costumes políticos alicerçados só e só na dignidade pessoal e na ética administrativa. As carências públicas não estão atendidas sequer no mínimo, tudo fazendo germinar a descrença no Poder Público, incapaz diante de tantos reclamos e necessidades. Temos o primeiro dever de resgatar a autoestima do nosso povo e que eles voltem a ter orgulho de serem coreauenses.

Foi dito pelo Chico Antonio durante a campanha, parafraseando Tom Jobim, que é impossível ser feliz sozinho, e de que adianta uns poucos serem muito ricos quando a maioria esmagadora da população de Coreaú vive abaixo da linha de pobreza?

Não é possível continuar-se a assistir impassível a tudo isso e não tomar uma atitude revolucionária, se está dessa forma é porque este modelo não funciona e se não funciona devemos mudá-lo radicalmente e para tanto precisamos da paciência, da compreensão e  da colaboração de todos pois, não se muda da noite para o dia um modelo que vem sendo usado ao longo dos tempos. Se não fosse para mudar o povo não teria nos elegido, por isso temos o respaldo popular para operacionalizar esta mudança.

Não podemos ser indiferentes a tudo que está acontecendo em nosso município, creio que da indiferença vamos tirar solidariedade; da descrença, a fé; do atraso, aprendizado para a arrancada rumo ao  desenvolvimento.

Precisamos fazer Coreaú voltar a ser uma só família, precisamos nos unir, por isso convoco a todos para a partir de agora, deixarmos todas as bandeiras partidárias de lado e termos apenas um partido: Coreaú, nossa terra querida.

Muito obrigada!

Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.