Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

14/12/2012

BELCHIOR CONRADO NETO, O OCTOGENÁRIO!


Hoje, 14 de dezembro de 2012, um varão palmense, forte como o diamante, completa oito décadas de uma fecunda caminhada, marcada pelo sucesso tanto na vida familiar quanto na vida profissional.
Com tamanha vivência tem muitas histórias para contar. Semeou sementes de esperança e honestidade. Por isso, é lícito lembrar esta frase do texto “O Ícone da Família” inserido no livro “100 Anos de Vivas Lembranças”, p. 115-117: O bom semeador tem, sempre, colheita abundante.
Firme e resoluto, experimentando os louros da ancianidade, continua celebrando a vida com a mesma liturgia dos anos da produtiva maturidade. Esta postura nos faz registrar, com segurança, estes versos do poeta francês Charles Baudelaire: “Esse cuja imagem damos, / (...)/ ... é um sábio, sem enganos.
Nobre octogenário é tempo de “lembrar as coisas de outra maneira...” O garoto das primícias da vida já contempla a austeridade da melhor idade, isto é, a seara da experiência e das lembranças. Com a devida atenção, leia o que assevera o famoso escritor francês Victor Hugo:Nos olhos do jovem arde a chama. Nos do velho brilha a luz.
Após esse preâmbulo, com sentimento de coreauensidade, vamos falar um pouco do perfil biográfico dessa grande figura humana, que tem honrado Coreaú, o Ceará e o Brasil.
No interior do município de Palma, mais precisamente na localidade rural denominada de Morros, no dia 14 de dezembro de 1932, nasceu Belchior Conrado Neto.
Com 12 anos de idade, em 1944, deixou a vida campestre, transferindo-se com sua família para a sede municipal, que neste tempo havia trocado de nome, passando a chamar-se Coreaú. Nesta urbe, estudou e trabalhou com afinco e serenidade, credenciando-se para enfrentar outros cenários.
Aos 23 anos, já rapaz, mudou-se para a cidade de Fortaleza, estabelecendo-se no comércio varejista. Com muito trabalho, esmerada dedicação e forte perseverança, tornou-se empresário do comércio atacadista.
Casou-se, na data de 14 de setembro de 1963, com a senhora Maria de Jesus Moreira Conrado. Desta união conjugal brotou uma significativa prole: Belchior Moreira Conrado, Engenheiro Civil e Empresário; Régis Moreira Conrado, Médico; Russen Moreira Conrado, Médico; Rommel Moreira Conrado, Juiz de Direito no Ceará; Rômulo Moreira Conrado, Procurador da República no Estado do Ceará; e Maria do Carmo Moreira Conrado, Advogada. Todos se casaram e constituíram família.
Cumprimentando esse coreauense de fibra, no ensejo de sua entrada para o clube dos octogenários, queremos assinalar o nosso apreço e a nossa respeitável admiração. Dessa forma, expressamos, também, nossos votos de vida longa com saúde e vitalidade.
Por último, prezado conterrâneo, proclame, em voz alta e grave, estes significativos versos do poema “Volto armado de amor” do poeta Thiago de Mello: Não tenho caminho novo./ O que tenho de novo/ é o jeito de caminhar./(...).
Parabéns, parabéns!

Fortaleza, 14 de dezembro de 2012
Leonardo Pildas
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.