Declarações do governador do Estado foram dadas durante evento promovido pelo TCM para prefeitos de todo o Ceará |
Em meio às discussões internas no PT sobre os rumos na aliança com o PSB no Ceará, o governador Cid Gomes (PSB) defendeu a continuidade do acordo em nível estadual. Ele disse que conta com o apoio dos petistas para 2014 e reafirmou o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Cid afirmou ainda que deve se reunir na tarde de hoje com a Executiva Estadual do PSB para avaliar o resultado das eleições municipais e discutir a sucessão na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
As declarações foram feitas durante encontro promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com os prefeitos eleitos de todo o Estado. O futuro prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PSB) esteve no evento.
“O PT tem quatro secretários que participam do governo e, no que depender de mim, continuarão participando”, afirmou o governador, se referindo aos secretários Camilo Santana (Cidades), Francisco Pinheiro (Cultura), Izolda Cela (Educação) e Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário).
Após as eleições municipais deste ano, o PT estadual ficou dividido entre os que defendem o rompimento da aliança com o PSB e os que pregam a manutenção. A prefeita Luizianne Lins (PT), chegou a procurar a direção nacional do partido para defender sua posição pelo rompimento, com direito a um dossiê contendo as mais duras críticas dos irmãos Ferreira Gomes ao PT. Já o deputado federal José Guimarães é a favor da manutenção, mas defende que a relação com o PSB precisa ser rediscutida.
Em relação a 2014, Cid disse que espera manter com o PT uma “aliança política, eleitoral e administrativa”, tanto no âmbito federal como no estadual. Porém, ponderou que essa decisão tem que partir também do Diretório Estadual do PT, que deverá se reunir em dezembro para discutir a aliança.
Fonte: Jangadeiro Online