Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

21/11/2012

PROPAGANDA ENGANOSA DE ADOÇANTES GERA MULTA DE R$ 325 MIL


Duas fabricantes de adoçantes foram multadas por publicidade enganosa e ausência de informações sobre a composição dos produtos, segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). A Stevia Brasil e a Gold Nutrition foram penalizadas em um total de R$ 325 mil, em processo que teve início em 2005.
De acordo com o órgão do Ministério da Justiça, o consumidor foi levado a "acreditar que adquiria um produto à base de edulcorantes naturais de steviosídeo (stevia), quando a quantidade da substância que dava nome ao produto era mínima".
Nos produtos Doce Menor Stevia Mix e Stevip, também havia falta de dados sobre a composição e a concentração de adoçantes químicos como ciclamato de sódio e sacarina. Segundo o departamento, o valor das multas deve ser depositado em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e será aplicado em projetos voltados à proteção do meio ambiente, patrimônio público e defesa dos consumidores.
Em nota, o diretor comercial da Stevia Brasil afirmou que a empresa ainda não recebeu o comunicado oficial do Ministério da Justiça sobre a decisão. "Informo que todos esclarecimentos foram dados na época em que fomos intimados. A informação veiculada em sites sobre a ausência de informações nos rótulos não procede, já que na parte frontal do mesmo e na lista de ingredientes constavam todos edulcorantes presentes na fórmula, portanto nunca houve interesse em enganar quem quer que fosse", completou.
Em contato com o Terra, a assessoria da Gold Nutrition, responsável pelo adoçante Doce Menor Stevia Mix, aifrmou que a empresa só irá se proncunciar quando tiver o conteúdo da decisão.

Portal: Portal Terra
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.