A Fundação CIS e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú, organizam Audiência Pública, dia 06 de dezembro (quinta feira) no Centro de Pastoral Clara de Assis na cidade Coreaú, às 9h00 com o seguinte objetivo:
- Discutir a qualidade da água servida pela CAGECE através da captação no açude Várzea da Volta;
- Propor alternativa de abastecimento das cidades de Coreaú e Moraújo por meio de adutora com captação no açude Angicos. A referida audiência é convocada pela Assembleia Legislativa do Estado Ceará, através da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, presidida pelo Deputado Dedé Teixeira.
Estão convidados autoridades constituídas(prefeitos, vereadores) das cidades que enfrenta o problema, membros da sociedade civil organizada e usuários de água. Estão sendo mobilizada também a população das cidades que são atendidas pelo Açude Angicos (Frecheirinha, Senador Sá e Uruoca).
Ressaltamos a necessidade audiência em decorrência da situação da qualidade d'agua servida pela CAGECE onde a população tem gasto 02 pagamentos com água. O açude Várzea da Volta atualmente com 93 anos enfrenta além da baixa vazão de água em 2012 por conta da seca que não viabilizou uma recarga suficiente que garantisse a sangria. Ainda, o reservatório enfrenta o descaso do assoreamento, desmatamento das áreas de preservação permanente,o que lhe rendeu uma profunda entrofização comprometendo assim a qualidade da água. Com isso, a quantidade de água no reservatório, não oferece condições para tratamento que apresente uma qualidade que seja melhor a que está sendo oferecida.
Portanto, a audiência pública é para discutir com a população a dimensão do problema, exigir dos Prefeitos, vereadores de Coreaú e Moraújo e das instituições um compromisso com uma nova proposta de abastecimento d'agua para população e com isso, minimizar a pressão sobre o açude Várzea da Volta, orientar a população a ter outra prática com a água que garante a vida para todos e viabilizar um projeto de recuperação do açude.
Para maiores detalhe nos colocamos a disposição.
Benedito Lourenço
Fundação CIS
Agradecemos o contato
"Cuidar do Meio Ambiente é um dever de todos"
Fundação Centro de Ecologia e Integração Social
(88) 3645-1449 / 8821-9454 9410014