Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

20/10/2012

FALTA DE CHUVAS AUMENTA CONTA DE LUZ JÁ NO PRÓXIMO MÊS

Rose Brasil / Agência Brasil
O acionamento das usinas térmicas a diesel e óleo combustível promovido pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) como medida emergencial para falta de água nas hidrelétricas nordestinas provocará impacto na conta de luz já no próximo mês. Isso acontece porque contratos entre usinas geradoras de energia e distribuidoras têm renovação já marcada para outubro. 
Usualmente, as distribuidoras de energia mantêm de prontidão usinas de óleo diesel e de óleo combustível, mais caras e mais poluentes, como medida preventiva. Quando o nível dos reservatórios nas hidrelétricas chega a um ponto crítico por causa das secas, essas matrizes alternativas são ativadas. 

Nas hidrelétricas do Nordeste, a meta para o final de 2012 é de 34% da capacidade para ficar dentro da margem de segurança. Hoje elas estão com cerca de 37%.
O presidente da comercializadora de energia Comerc, Cristopher Vlavianos, explica que é difícil prever de quanto será o aumento por conta de um conjunto de variáveis, como a particularidade de cada contrato entre distribuidoras e usinas, que definem o ajuste. 
— O contrato feito entre as fornecedoras de energia e distribuidoras conta com variáveis como a inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), e até mesmo pelo dólar, como é o caso dos contratos de energia de Itaipu.
Segundo Vlavianos, 30% da energia do Sul e Sudeste do Brasil depende dos contratos de energia da hidrelétrica. Localizada na tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai, a usina vende seus serviços às distribuidoras em dólar, que atualmente oscila entre R$ 2 e R$ 2,10 sob intervenções do BC (Banco Central).
Do r7
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.