Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

07/09/2012

E A BANDA TOCOU...


“Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.”

A nossa Pátria Maior, o “Brasil florão da América”, está contente e progredindo. E a nossa pátria menor, Coreaú, a princesa do Grande Vale, quando será feliz e sua gente contente vendo o progresso fluir?
No dia 7 de setembro de 1922, nas comemorações do Centenário da Independência do Brasil, a recém fundada Banda de Música Paroquial, que teve como fundador o Padre Luiz Firmino Nogueira e a adesão de um bom número de palmenses, que tanto amavam sua terra, sob a batuta do maestro José Machado (Zé Machado), tocou em homenagem a tão expressiva data.
A esse grupo de escol, formado por cidadãos dignos e merecedores da nossa reverência, que em vida honrou e buscou, com afinco, elevar o nome da terra de seu nascimento, lutando, com garbo e solicitude, pelo seu desenvolvimento, a nossa homenagem e o nosso mais enternecido agradecimento.
Vocês partiram, porém o exemplo de dedicação e apreço à terra natal ficou nos anais de Coreaú. Por isso, destacamos esse grande feito, que hoje completa noventa anos.
Para tanto, registramos, aqui, com alegria e respeito, os nomes de todos esses bravos palmenses que estão inscritos na memória de Coreaú: Clarinetes - Francisco Gomes Camilo (Chico Camilo), Vicente Gomes e Raimundo Vito; Pistons- Joaquim Gomes, José Araújo de Menezes (Zeca Araújo) e Aquiles Fontenele; Trombones - Abdias Gomes da Silva e Irineu Montezuma; Trompas - Raimundo Jorge Albuquerque e Raimundo Gomes Camilo (Novo Camilo); Saxofones - João Batista Gomes e Francisco Farias; Contrabaixos – Firmino Moura e Raimundo Rosa; Bombardino – Chico Machado, e Bombo - Antônio Boeiro. (Os nomes e instrumentos desse valoroso grupo que participou da fundação da Banda de Música Paroquial, hoje denominada de Banda Lira Palmense, foram retirados do Livro História de Coreaú (1702-2002), de Leonardo Pildas, Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2003, p. 411.

Sobral, 7 de setembro de 2012
Leonardo Pildas
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.