Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

21/07/2012

PROGRAMAS SOCIAIS

O Programa Social de distribuição de renda, que teve inicio no governo do FHC e foi ampliado no governo do PT, pode até ter reduzido os índices de pobreza no País, no entanto, também criou-se uma dependência das pessoas a esse beneficio.
Certa vez participando de uma reunião de Formação Profissional de pessoas de baixa renda, o palestrante informou que a falta de participantes nesses cursos devia-se ao receio de que após a sua conclusão eles – os cursistas - seriam inseridos no mercado de trabalho o que, por consequência, levaria a sua saída da faixa de renda atendida pelo Bolsa Família. Concluo então:
  • Existe, infelizmente, uma grande dependência das pessoas a esse Programa.
  • Há, também, o cunho de beneficio politico do partido dominante. Uma prova disso: Durante a campanha eleitoral para Presidência, o que se via era o seguinte: Se o fulano for eleito vai acabar o Bolsa Família...
O Governo Federal ao invés desse Programa (ao meu ver, “puramente assistencialista”) deveria era investir na saúde do nosso povo para amenizar situações existentes como a que se vê de pessoas morrendo nas portas dos hospitais por falta de um atendimento digno, como aconteceu recentemente no Rio de Janeiro, onde uma senhora após recorrer a oito hospitais, e somente depois de sua família conseguir por força judicial o direito de ser atendida em qualquer hospital – público ou particular - é que foi “concedido” o seu internamento. Resultado: Seu direito chegou tarde! Ela morreu sem conseguir, efetivamente, ser atendida.
A educação brasileira é um verdadeiro caos. Hoje estamos vivendo uma era de greve nas universidades públicas. E a única reivindicação dos professores é uma melhor condição de poder ofertar um ensino de qualidade àqueles que não tem condição de ingressar nas Universidades Particulares.
Para que tenhamos um real crescimento intelectual da nossa população é obrigação dos governos, nas três esferas, propiciar condições suficientes para esse desenvolvimento (educação, saúde, trabalho e social). O Desenvolvimento social de uma pessoa é ela ter consciência dos seus deveres e obrigações junto ao grupo social que convive. Os Programas Sociais existentes deveriam ser uma forma de fortalecer esses vínculos e jamais funcionar como “isca eleitoral”.
Para concluir, penso que esses mesmos Programas Sociais seriam bem mais eficazes e resultariam na diminuição da desigualdade se procurassem propiciar a sustentabilidade dos seus beneficiários e não, a utilização dos mesmos, como políticas meramente compensatórias. 

Carlos Teles
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.