Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

24/07/2012

ELEIÇÕES 2012: TRE AINDA SEM RECURSOS SOBRE AS IMPUGNAÇÕES

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não recebeu, até domingo último, nenhum recurso em relação às 1.054 candidaturas impugnadas no Ceará. O número de impugnações corresponde a 7% de todos os pedidos de registro de candidatos no Ceará. Muitos desses casos já foram julgados em primeira instância, pelos juízes eleitorais, mas o Ministério Público não tem como precisar a quantidade total porque cada processo é acompanhado de forma descentralizada pelo promotor da respectiva zona eleitoral. Até agosto, conforme o calendário eleitoral, todas as decisões sobre os registros precisam estar publicadas.
Sobre os casos de impugnação de candidatura baseada na chamada Lei da Ficha Limpa, o assessor da Procuradoria Regional Eleitoral, Franco Nóbrega, lembra que, no primeiro momento de requerimento do registro de candidatura, o Ministério Público eleitoral ficou atento para definir "quem era ficha limpa" e pedir a impugnação dos fichas sujas. "O final vai ser julgado pelo juiz. Se entender que não é ficha limpa, indefere o pedido. Se a decisão for contrária, partidos, coligação ou Ministério Público vão recorrer", diz.
Quando os recursos chegam ao TRE, explica Franco Nóbrega, o Tribunal imediatamente abre vistas para o procurador regional eleitoral, no caso do Estado do Ceará é o procurador Márcio Torres, emitir o parecer. A partir daí, o processo retorna ao TRE para o julgamento.

Publicados

Até o dia 5 de agosto, segundo o calendário eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "todos os pedidos originários de registro, inclusive os impugnados, deverão estar julgados e publicadas as respectivas decisões perante o juízo eleitoral". Além disso, ainda de conformidade com esse calendário, todos os registros deverão estar julgados em definitivo até o dia 23 de agosto.

Do Diário do Nordeste
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.