Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

03/04/2012

MEU VALIOSO E UNICO DIPLOMA

Prestenção aí na “fota” do meu deproma embaixo destas mal traçadas linhas




Pois bem: Foi o único e verdadeiro diploma que adquiri na vida. Também pudera. Vindo de onde vím não podia ir mais longe não, no entanto esse sempre foi meu motivo de orgulho, por causa disso tirei da moldura onde ficava pendurado na parede e resolvi digitálizá-lo para o mundo. Meu ego agradecerá para sempre.

Pois bem 2: É também, o tal pedaço de papel amarelado pelo tempo dos quase trinta janeiros, o orgulho do papai e da mamãe. Me "alembro" como se hoje fosse, o quinze, não o romance da Raquel, que nem cheguei a ler, mas o quinze de dezembro de 1983, quando em casa adentrei me abanando com o mesmo, tamanho era o calor e a euforia de está "Depromado".
Pois bem 3: Teve festa até para mim. Compraram umas duas ou três garrafas de Crush e um pacote do bolacha solda. E a mulecada se empanturou. Como eu era a estrela da festa tomei dois copos do tal refrigerante e comi duas soldas duplas...

Pois bem 4: Só não soltamos foguetes por que não achavamos justo queimar o suado dinheirim... Mas gritamos... gritamos... gritamos... que toda a vizinhança veio ver o que era...

Pois bem 5: -E que meu filho foi depromado hoje, gritou minha vó, mãe, dona Ricardina, mas conhecida Gordinha. Que Deus a tenha e que ela me perdoe. Pois agora confesso. Ela é a tal "rórró", a philósofa matuta que mesmo sem ter "Deproma" desenhava o nome nos quinze de novembro de outrora. E mais: Ainda philosofava!

Pois bem 6: Foi na realidade a minha grande mestra e bússola orientadora...

Pois bem 7: Mas voltando ao motivo de minhas mal traçadas linhas....

Pois bem 8: O "DEPROMA"!!!!

Pois bem 9: Isso!!! isso!!! isso!!! isso!!!

Pois bem 10: Eufórico que estava com o danado, não sosseguei enquanto não comprei uma máquina da datilografar Olivett portátil em doze prestações...

Pois bem 11: O prazer só não foi maior por conta da preocupação de não honrar os compromissos financeiros pelos doze meses seguintes... A prestação não era tão baixa quanto a de computador das casas bahia, nem éramos criados em berço de ouro...

Pois bem 12: Mas movido pelo vigor de uma adolescência saudável, eguí a cabeça e meti os dedos. No teclado é claro... Chegava a fazer calo...

Pois bem 13: Só se ouvia o "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec"....

Pois bem 14: Dia e noite, noite e dia... A vizinhança só tinha sossego durante o tempo em que eu estava na escola. Ah! que saudades do Ginásio, da farda calça verde e camisa de tergal branquinha e os quichuetes pretos...

Pois bem 15: E durante as quatro hora de trabalho como menor aprendiz em uma agencia bancária da cidade na época...

Pois bem 16: Tirando estes dois tempos o que se ouvia na Rua Francisco Gomes de Albuquerque era só o "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec"...

Pois bem 17:  Apesar de tudo a vizinhança nunca se incomodou. Muito pelo contrário... Muitos vinham ver o tal datilógrafo que imprimia 135 toques em um minuto.  E sem olhar para as teclas. Alguns até prognosticam, sem sucessó é claro: “-Este aí vai ser dôtô! Com certeza! Erraram feio mas me elogiaram. Eu era o Máximo, apesar de ter sido registrado Manuel, que muitos abreviam e chama de "Mané"...

Pois bem 18: Fiquei famoso pela perícia com que manuseava tal engenho... Como as vistas de "rórró" estavam ficando ruins, ela me transferiu a tarefa de ler as cartas que chegavam dos parentes residentes no sul....

Pois bem 19: É meu bichim. Não vá pensar que naquela época tinha as facilidades e os bônus que as operadoras de celular dão hoje não... Se fala com gente em qualquer lugar e a qualquer hora. Internet naquela época, se alguem a descrevesse os moldes atuais seria queimado vivo como herege... Saudades dos envelopes com as faixinhas verde e amarelas inclinadas nas bordas, com os dizeres "VIA AÉREA PAR AVION"

Pois bem 20: Eu as lia.... E as respondia... datilografadas é claro...

Pois bem 21: E me torneio o baú de segredos de muita gente do Cunhassú e adjacências... Todos vinham no final de semana para que eu lesse e respondesse, datilografada é claro as correspondências de parentes distantes.

Pois bem 22: E como se não bastasse a música durante a semana, sábado e domingo o que se ouvia era:

Pois bem 23: o "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec"...

Pois bem 24: Até eles me procuraram... Para ler e responder suas cartas é claro... Só isso e nada mais...

Pois bem 25: Me tornei o "Fernando Montenegro" sucupirano...

Pois bem 26: Talvez por isso o grande vício de escrever, escrever, escrever, escrever, escrever, escrever, escrever, escrever, escrever....

Pois bem 27: -Cale-se! cale-se! cale-se! - Você me deixa loooooooooooouco!!!!

Pois bem 28: "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec"...

Pois bem 29: E nestes vinte e nove anos de "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", "terec" "terec tec", foram tantas as mal traçadas linhas que daria uma "estória". Mal  traçasdas linhas estas,  que tanto agradaram como desagradaram. A ricos e pobre, petros e brancos, fortes e fraços, gregos e troianos. Mas valeu apena e valerá sempre. -Sigam-me os boms!!!

Tenho dito... E sempre!!!
Manuel de Jesus
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.