Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

26/04/2012

LETRAS PALMENSES...


Com excepcional ventura, a Palma se destaca no luzir das letras de sua gente! Gente culta, sem empáfia, que faz cultura engrandecendo seu torrão. Por ser pertinente, transcrevo, aqui, a solene afirmação de Petrônio (27-66 d.C), in Satyricon: Isto é um fato, não uma história!”
Fiquei feliz lendo, hoje, dia 23 de abril de 2012, no blog RM no Foco, versos e prosas escritos por cidadãos que tanto desejam o progresso de Coreaú como o sucesso de seu povo. Gente que fala no superlativo sobre as lides citadinas, exaltando o coletivo. Gente que recorda, com entusiasmo e fidelidade, as coisas folclóricas da terra mãe. Gente que sabe dizer, com muita propriedade, quão nobre é o olhar acolhedor do novo pároco que busca apascentar toda a grei coreauense que crer na palavra do Cristo Salvador, mediante o apostolado católico.
Velha Palma, Coreaú, presta atenção nesta sentença de Erasmo: “As sementes do cipreste são tão miúdas que não podem ser vistas com os olhos, e, no entanto, em cada uma delas está uma árvore tão grande.” Agora, reflete sobre tua importância: tão pequena entre tantas, tu és celeiro de intelectuais. Contempla, pois, com satisfação o teu tesouro de luminares. Suaviza tuas amarguras lendo as folhas escritas por estas três grandes árvores que do teu solo se ergueram: os bacharéis em Direito - Fernando Machado Albuquerque e Francisco Eliton Meneses, e o bacharelando em Psicologia Benedito Gomes Rodrigues, nos respectivos textos intitulados de “PADRE LUCIONE QUEIROZ”, O LERUÁ DA PALMA e “FOME DE ÂNSIA”.
Hás de lembrar que Tudo floresce na luz do conhecimento” como afirma uma inscrição encontrada em relógio solar.
Orgulha-te, porque tens filhos que compreendem a pluralidade dos tempos hodiernos e lutam por uma sociedade mais justa e igualitária. Almejam o teu desenvolvimento para que seja garantido o bem-estar de tua população.
Coreaú, meu torrão natal, louva, com galhardia, as letras dos citados cronistas que honram a tua fibra e levam longe o teu nome. A tua beleza natural, o teu ar bucólico e a tua gênese incitam a criatividade e a inteligência de teu povo. São muitos, são tantos os teus filhos que lidam na prosa e na poesia. Outros, nos seus blogs, abrem espaços para que realce o brilho das letras em artigos, crônicas, sueltos, informes e notícias, oportunizando cultura.
Na oportunidade, com satisfação, expresso minha reverência ao trio literário em relevo e a todos que fomentam a grandeza das letras.

Fortaleza, 23 de abril de 2012
Leonardo Pildas
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.