A colaboração ALPHA, que trabalha no CERN, anunciou hoje um marco importante no caminho para medir as propriedades dos átomos de antimatéria.
O anúncio é uma sequência de um experimento anunciado em junho do ano passado, quando o mesmo grupo conseguiu aprisionar átomos de anti-hidrogênio por longos períodos de tempo.
O avanço mais recente da colaboração ALPHA é a constatação de que é possível projetar experimentos para estudar a antimatéria de forma "quase trivial".
Este promete ser o próximo passo no caminho para a realização de comparações precisas entre os átomos de matéria comum e os átomos de antimatéria.
Isto é essencial para desvendar um dos mais profundos mistérios da física de partículas e, talvez, entender por que esse Universo de matéria que somos e conhecemos existe.
"Nós demonstramos que podemos estudar a estrutura interna do átomo de anti-hidrogênio," disse o porta-voz da colaboração ALPHA, Jeffrey Hangst, "Nós agora sabemos que é possível projetar experimentos para fazer medições detalhadas de anti-átomos." (inovacaotecnologica.com)