Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

24/02/2012

NOSSA HOMENAGEM A MARIA MENEZES CRISTINO (RUTH CRISTINO)

Imagem Arquivo RM no Foco

Nasceu no dia 06 de março de 1923, na fazenda Tauá, à época, município da Palma, hoje localizado no território do Município de Moraújo. Era a décima filha de uma família de onze irmão, sendo seus Pais Raimundo Leopoldo de Menezes e Iduína Félix de Menezes.
Registrou se e batizou-se como Maria, mas era chamada por seus pais de Ruth. Logo aos três anos de idade, ficou órfã de mãe, motivo de lamentação por toda vida e de não poder desfrutar do doce convívio materno, na eternidade desejava permanecer ao lado de sua mãe Iduína.
Fez seus estudos na terra natal, com a professora pública estadual Francisca de Lima Gomes, mais conhecida por Nenzinha Gomes. Sua escolaridade foi suficiente para alfabetizar seus filhos e dedicar-se à alfabetização de tantos nas escolas públicas estaduais onde lecionou em Coreaú, Escolas reunidas de Coreaú e em Sobral nas Escolas Reunidas José Mata e Silva. Dessa forma, seu nome está ligado à história da educação nos municípios de Coreaú e Sobral.
A personalidade forte, a convicção religiosa e o caráter inabalável a tornaram admirada pelas amigas de juventude e pelos rapazes contemporâneos.
Muito religiosa em Coreaú e em Sobral, enquanto a saúde lhe permitia, participou das missas diárias e de todos os eventos do calendário litúrgico e social da Igreja Católica.
No dia 12 de maio de 19949, casou-se com Gerardo Cristino de Menezes, na igreja nossa senhora da Piedade, em Coreaú, tendo como celebrante o Padre Domingos Gusmão de Sabóia. Desse enlace nasceram sete jóias preciosas, como gostava de chamar seus filhos: Vicente Cristino de Menezes Neto, Iduína Félix de Menezes, Raimundo Leopoldo Vitorino de Menezes, Joana Celi de Menezes, José Leônidas de Menezes Cristino, Gerardo Cristino Filho e Francisco Antonio de Menezes Cristino, todos criados com muito amor e desvelo. Orgulhava-se de ter tido a felicidade de proporcionar a seus sete filhos uma formação universitária: Vicente, Médico; Iduina, Licenciada em História; Leopoldo, Odontologo; Joana, Licenciada em Estudo Sociais; Leônidas, Engenheiro Civil; Gerado Filho, Médico; Francisco Antonio, Advogado.
Os primeiros anos de sua vida conjugal, inicio dos anos 1950, foram difíceis, pois, enquanto seu marido trabalhava no Piauí, Ruth permanecia em Coreaú, criando e educando os três filhos mais velhos, administrava a casa, a agricultura de subsistência familiar e lecionava nas Escolas Reunidas de Coreaú.
No dia 21 de março de 2009, aos 86 anos, Ruth, após ter vivido intensamente a esperança, a fé, a coragem, a perseverança, a caridade e a humildade, resolveu que era tempo de partir. Sua missão foi cumprida, e se desejo obedecido de permanecer eternamente junto de sua mãe, sepultada no cemitério de Coreaú.
A historia de vida de Ruth Cristino guarda em si a bondade de filha, a dedicação de esposa, a fortaleza de uma grande mãe e a doçura e o carinho de avó apaixonada pecos netos. Sua maior alegria era ter toda a família reunida nas grandes festas do ano. Nestes momentos, a união dos filhos e o amor entre eles era o bem maior que ela almejava.

Retirado do Livreto da Missa de Sétimo dia
Arquivo RM no Foco
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.