Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

02/04/2011

"JEITO DE MATO" COM PAULA FERNANDES




A pedidos do professor Davi

JAPÃO VS FORTALEZA

Colaboração Rogério Cristino

ESCOLA FLORA DE QUEIROZ TELES PROMOVE TORNEIO INTERCLASSE


(Coordenação dos jogos: professora Selma Araújo)


EM DEFESA DO ESPORTE

Os responsáveis pelos times que fazem o esporte da sede de Coreaú, procuraram o blog, para que fizessemos o apelo ao sr. prefeito municipal, sobre a questão do estádio.
Os dirigentes dos times de Coreaú Roberto bezerra da Silva, responsável pela a equipe do Nacional, Benedito da Costa, responsável pelo equipe dos Veteranos, Leonardo (peteleco) responsável pelo equipe do Curitba, Francisco José, responsável pelo equipe do Vila Nova, Leonardo (Lalau) responsável pelo equipe do Paquera e Domingos, responsável pelo equipe do Palma. Fazem o apelo ao prefeito Carlos Roner que, se possível, não fizesse a demolição do estádio, pois as equipes que fazem o esporte em nossa cidade, ficarão sem casa para jogar, pois, o estádio municipal de Coreaú é a referencia de cada equipe de nossa cidade. Desde já agradecemos a compreensão.

UM PASSEIO PELA CAPITAL CEARENSE

Ao fundo a estátua da índia Iracema, a virgem dos lábios de mel

APROVAÇÃO DO GOVERNO DILMA

A presidenta Dilma Rousseff é aprovada por 73% da população, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (1). Dos entrevistados, 12% disseram desaprovar a presidente e 14% não souberam ou não responderam.
A avaliação é a primeira feita sobre a gestão Dilma, após 80 dias de governo. De acordo com o levantamento, 56% consideram o governo ótimo ou bom, 27% regular e 5% ruim ou péssimo. Outros 11% não souberam ou não responderam. Dos entrevistados, 74% disseram confiar na presidente Dilma, 16% afirmaram não confiar e 10% não souberam ou não responderam. O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre os dias 20 e 23 de dezembro em 141 municípios de todas as regiões do país.
A pesquisa tem margem de erro de 2%, o que significa que a aprovação da presidente pode variar de 71% a 75%. A pesquisa encomendad a pela CNI avalia trimestralmente a popularidade e o desempenho administração federal junto à opinião pública. 

(informações da Folha).

RM NO FOCO NA MÍDIA

Arte Davi

LI NO COREAUSIARÁ (...)

PORRA-LOUCA
"Jair Bolsonaro faz declarações infelizes... ; .... e combatidos para que os princípios democráticos e de paz prevaleçam. (...)

- Hummmm... Pois bem...

Tenho dito... E sempre!!!
Manuel

IMPORTANTE

Em virtude da grande demanda no último dia da avaliação do curso Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, o prazo final da prova online foi prorrogado até 11 de abril de 2011.
Para evitar imprevistos, orientamos aos que não concluíram ou iniciaram a prova fazê-lo de preferência antes do último dia.

SELEÇÃO DE FRASES

"Se o seu navio não chega, nade até ele."
  ( Jonathan Winters )

  "Se nos sentarmos agora, podemos ser atropelados mais tarde."
  ( Franklin D. Roosevelt )

  "Realização parece estar conectada com ação. Homens e mulheres de sucesso
  mantêm-se em movimento. Eles cometem erros, mas não param."
  ( Conrad Hilton )

  "O homem é aquilo que ele próprio faz. "
  ( André Malraux )
  "Não saberemos a menos que comecemos."
  ( Howard Zinn )
  "Feitos, e não palavras devem me exprimir. "
  ( John Fletcher )

  "Eu não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. Se todos nós
  fizéssemos alguma coisa, poderíamos conquistar qualquer coisa."
   ( Robert L. Shimmel )

  "Aqueles que dizem que algo não pode ser feito deveriam sair do caminho
  daqueles que estão fazendo."
  ( Joel Barker )

  "Aja como se fosse impossível fracassar. "
  ( Dorthea Brande )

  "A menor das boas ações é melhor que a maior das boas intenções."
  ( Duguet )
  "Sabemos o que somos, mas não o que poderíamos ser."
  ( William Shakespeare )

  "Quando eu me despojo do que eu sou, eu me torno o que eu poderia ser."
  ( Lao-Tsé )
  "Se você escolhe não decidir, você já tomou uma decisão."
  ( Neil Peart )
 "Onde há uma empresa de sucesso, alguém tomou alguma vez uma decisão
  valente."
  ( Peter Drucker )
  É fácil decidir o que fazer. O difícil é decidir o que não fazer."
  ( Michael Dell )

  "Ando devagar, mas nunca ando para trás."
  ( Abraham Lincoln )

  "O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra."
  ( Aristóteles )
  “Não está terminado até que esteja terminado”.

  "O preço da grandeza é a responsabilidade."
  ( Sir Winston Churchill )
  "É sempre muito cedo para parar."
  ( Norman Vincent Peale )

  "Faça o que puder, com o que se tem, onde estiver."
  ( Theodore Roosevelt )
  "Miramos acima do alvo para atingir o alvo."
  ( Ralph Waldo Emerson )

  "Não está terminado até que esteja terminado."
  ( Yogi Berra )
  "Não existem atalhos para qualquer lugar que vale a pena ir."
  ( Autor Desconhecido )
  "O que vemos depende principalmente do que procuramos."
  ( Sir John Lubbock )
  "Este único passo, escolher uma meta e mantê-la, muda tudo."
  ( Scott Reed )
  "Sou facilmente contentável com o melhor."
  ( Sir Winston Churchill )
  "O tempo é mudança, transformação, evolução."
  ( Isaac L. Peretz )
 "Tudo muda quando você muda."
  ( Jim Rohn )
  " Trabalhe para o minuto e não para o ano."
  ( J.B. O Reilly )
  "A vitória cabe ao que mais persevera."
  ( Napoleão Bonaparte )
  *"Se você não for melhor amanhã do que você foi hoje, então qual a sua
   serventia para amanhã?"
  ( Rabbi Nahman of Breslov ) *

e-mail de Rogério Cristino

REPOSTAGEM - LENDO LEONARDO PILDAS: O HISTORIADOR E ARQUIVISTA-MOR DA PALMA.

Arte gráfica do professor Davi

A FÁBULA DOS PORCOS ASSADOS*


Certa vez, aconteceu um incêndio num bosque onde havia alguns porcos, que foram assados pelo fogo. Os homens, acostumados a comer carne crua, experimentaram e acharam deliciosa a carne assada. A partir daí, toda vez que queriam comer porco assado, incendiavam um bosque... até que descobriram um novo método. Isso mesmo mudança de sistema... Pois bem:
Mas o que vamos contar é o que aconteceu quando tentaram mudar o SISTEMA para implantar um novo.
 Fazia tempo que as coisas não iam lá muito bem: às vezes os animais ficavam queimados demais ou parcialmente crus.
O processo preocupava muito a todos, porque se o SISTEMA falhava, as perdas ocasionadas eram muito grandes - milhões eram os que se alimentavam de carne assada e também milhões os que se ocupavam com a tarefa de assá-los.
Portanto, o SISTEMA simplesmente não podia falhar. Mas, curiosamente, quando mais crescia a escala do processo, tanto mais parecia falhar e tanto maiores eram as perdas causadas.
Em razão das inúmeras deficiências, aumentavam as queixas. Já era um clamor geral a necessidade de reformar profundamente o SISTEMA. Congressos, seminários, conferências passaram a ser realizados anualmente para buscar uma solução. Mas parece que não acertavam o melhoramento do mecanismo. Assim, no ano seguinte repetiam-se os congressos, seminários, conferências.
As causas do fracasso do SISTEMA, segundo os especialistas, eram atribuídas à indisciplina dos porcos, que não permaneciam onde deveriam, ou à inconstante natureza do fogo, tão difícil de controlar, ou ainda às árvores, excessivamente verdes, ou à umidade da terra, ou ao serviço de informações meteorológicas, que não acertava o lugar, o momento e a quantidade das chuvas...
As causas eram, como se vê, difíceis de determinar. Na verdade, o sistema para assar porcos era muito complexo. Fora montada uma grande estrutura: maquinário diversificado; indivíduos dedicados exclusivamente a acender o fogo - incendiadores que eram também especializados (incendiadores da Zona Norte, da Zona Oeste, etc., incendiadores noturnos e diurnos - com especialização e matutino e vespertino - incendiador de verão, de inverno, etc.). Havia especialista também em ventos - os anemotécnicos. Havia um Diretor Geral de Assamento e Alimentação Assada, um Diretor de Técnicas Ígneas (com seu Conselho Geral de Assessores), um Administrador Geral de Reflorestamento, uma Comissão de Treinamento Profissional em Porcologia, um Instituto Superior de Cultura e Técnicas Alimentícias (ISCUTA) e o Bureau Orientador de Reforma Ígneo operativas.
Havia sido projetada e encontrava-se em plena atividade a formação de bosques e selvas, de acordo com as mais recentes técnicas de implantação - utilizando-se regiões de baixa umidade e onde os ventos não soprariam mais que três horas seguidas.
Eram milhões de pessoas trabalhando na preparação dos bosques, que logo seriam incendiados. Havia especialistas estrangeiros estudando a importação das melhores árvores e sementes, fogo mais potente, etc. Havia grandes instalações para manter os porcos antes do incêndio, além de mecanismos para deixá-los sair apenas no momento oportuno.
Foram formados professores especializados na construção dessas instalações. Pesquisadores trabalhavam para as universidades para que os professores especializados na construção das instalações para porcos; fundações apoiavam os pesquisadores que trabalhavam para as universidades que preparavam os professores especializados na construção das instalações para porcos, etc.
As soluções que os congressos sugeriam eram, por exemplo, aplicar triangularmente o fogo depois de atingida determinada velocidade do vento, soltar os porcos 15 minutos antes que o incêndio médio da floresta atingisse 47 graus, posicionar ventiladores-gigantes em direção oposta à do vento, de forma a direcionar o fogo, etc. Não é preciso dizer que os poucos especialistas estavam de acordo entre si, e que cada um embasava suas idéias em dados e pesquisas específicos.
Um dia, um incendiador categoria AB/SODM-VCH (ou seja, um acendedor de bosques especializado em sudoeste diurno, matutino, com bacharelado em verão chuvoso), chamado João Bom-Senso, resolveu dizer que o problema era muito fácil de ser resolvido - bastava, primeiramente, matar o porco escolhido, limpando e cortando adequadamente o animal, colocando-o então sobre uma armação metálica sobre brasas, até que o efeito do calor - e não as chamas - assasse a carne.
Tendo sido informado sobre as idéias do funcionário, o Diretor Geral de Assamento mandou chamá-lo ao seu gabinete, e depois de ouvi-lo pacientemente, disse-lhe:
Tudo o que o senhor disse está muito bem, mas não funciona na prática. O que o senhor faria, por exemplo, com os anemos técnicos, caso viéssemos a aplicar a sua teoria? Onde seria empregado todo o conhecimento dos acendedores de diversas especialidades?
Não sei - disse João!
E os especialistas em sementes? Em árvores importadas? E os desenhistas de instalações para porcos, com suas máquinas purificadores automáticas de ar?
Não sei!
E os anemos técnicos que levaram anos especializando-se no exterior, e cuja formação custou tanto dinheiro ao país? Vou mandá-los limpar porquinhos? E os conferencistas e estudiosos, que ano após ano têm trabalhado no Programa de Reforma e Melhoramentos? Que faço com eles, se a sua solução resolver tudo? Heim?
Não sei - repetiu João encabulado!
O senhor percebe agora que a sua idéia não vem ao encontro daquilo de que necessitamos? O senhor não vê, que, se tudo fosse tão simples, nossos especialistas já teriam encontrado a solução há muito tempo atrás? O senhor com certeza compreende que eu não posso simplesmente convocar os anemos técnicos e dizer-lhes que tudo se resume a utilizar brasinhas, sem chamas! O que o senhor espera que eu faça com os quilômetros e quilômetros de bosques já preparados, cujas árvores não dão frutos e nem têm folhas para dar sombra? Vamos, diga-me.
Não sei, não senhor!
Diga-me, nossos três engenheiros em Porco pirotecnia, o senhor não considera que sejam personalidades científicas do mais extraordinário valor?
Sim, parece que sim!
Pois então. O simples fato de possuirmos valiosos engenheiros em Porco pirotecnia indica que nosso sistema é muito bom. O que eu faria com indivíduos tão importantes para o país?
Não sei!
Viu? O senhor tem que trazer soluções para certos problemas específicos - por exemplo, como melhorar as anemos técnicas atualmente utilizadas, como obter mais rapidamente acendedores de Oeste (nossa maior carência), como construir instalações para porcos com mais de sete andares. Temos que melhorar o sistema, e não transformá-lo radicalmente, o senhor, entende? Ao senhor, falta-lhe sensatez!
Realmente, eu estou perplexo! - respondeu João.
Bem, agora que o senhor conhece as dimensões do problema, não saia dizendo por aí que pode resolver tudo. O problema é bem mais sério e complexo do que o senhor imagina. Agora, entre nós, devo recomendar-lhe que não insista nessa sua idéia - isso poderia trazer problemas para o senhor no seu cargo. Não por mim, o senhor entende. Eu falo isso para o seu próprio bem, porque eu o compreendo, entendo perfeitamente o seu posicionamento, mas o senhor sabe que pode encontrar outro superior menos compreensivo, não é mesmo?
João Bom-Senso, coitado, não falou mais um "a". Sem despedir-se, meio atordoado, meio assustado com a sua sensação de estar caminhando de cabeça para baixo, saiu de fininho e ninguém nunca mais o viu. Por isso é que até hoje nas “complexas” discussões que pedem soluções práticas se diz que falta o  Bom-Senso.
-Ííííííso!!!  Ííííííso!!! Ííííííso!!! Ííííííso!!! Ííííííso!!! Ííííííso!!!
Às vezes desconfio que tudo ao nosso redor está assim... Muito prazer... Bom-Senso...
Tenho dito... E sempre!!!
Manuel de Jesus

01/04/2011

A FRASE DO DIA

"Para uma tecnologia de sucesso, a realidade deve ter prioridade sobre as relações públicas, pois a Natureza não pode ser enganada."

(Richard Feynman)

BRASIL SEGUE FIRME NO RANKING

O Brasil mostrou que é um “grande país” e que segue firme em um importante ranking mundial: o do tamanho médio de pênis no mundo.
A competição é dura, mas estamos bem colocados: somos o 14º do planeta, com média de tamanho de pênis (ereto) de 16,10 cm.
O líder é o Congo, que 17,93 cm de média, enquanto a lanterninha é a Coreia do Sul, com 9,66 cm.
Um detalhe interessante é que o Peru - que é o Peru - também não foi “lá essas coisas”, ficando na “zona do verde claro”.

Matéria publicada pelo site Disinformation.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Primeiro uma capela foi erguida pelos religiosos da Companhia de Jesus para a evangelização dos índios Tremembé em 1712, sob o reinado de João V de Portugal.
Posteriormente, em 1758, sob os cuidados da Irmandade da Nossa Senhora da Conceição, concuiram-se as obras da atual igreja. Embora não se conheça o autor do seu projeto, sabe-se que José Lopes Barbalho e Francisco Roza trabalharam nela.
Em fins do século XIX foi soterrada por uma duna móvel (1897), ressurgindo em 1940-1943. Em 1998, as imagens e o sino da igreja, com resitência dos Tremembé, foram transferidas pelo padre Antônio Thomas para o Tanque do Meio (Itarema). Em janeiro de 1944 as imagens voltaram ao altares da Igreja.
Encontra-se tombada e recuperada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1979 (1982?).
O templo, em estilo barroco, é um exemplo da arquitetura jesuíta no Brasil.

Fonte: wikipedia
Colaboração Ivete Albuquerque

EDUCAÇÃO DE COREAÚ MELHORA OS RESULTADOS DO SPAECE

Os resultados da educação de Coreaú, nas avaliações do SPAECE-ALFA no ano de 2010 foram mais do que satisfatório, segundo dados divulgados ontem no site do CAED. Segundo o mapa da educação do Ceará, a educação coreauense está indicado pela cor verde escuro, que significa o nível alcançado. A melhor de Coreaú foi a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz com a proficiência de 278,9, ficando como uma das melhores do estado do Ceará.

Do blog: O que é bom agente aplaude. E aos responsáveis pelo feito parabéns

O POBRE E SUA CRIATIVIDADE

RODAS DE MAGNÉSIO


LUSTRE

GPS

HARLEY DAVIDSON

COMPUTADOR
 
Colaboração de Rogério Cristino

QUANDO SE ESTAR EM MÃOS ERRADAS

Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida aos professores:


"Prezado Professor,

Sou sobrevivente de um campo de concentração.
Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver.
Câmaras de gás construídas por engenheiros formados.
Crianças envenenadas por médicos diplomados.
Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas.
Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de
colégios e universidades.
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação.
Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos.
Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou
psicopatas hábeis.
Ler, escrever e aritmética só são importantes
Para fazer nossas crianças mais humanas.".


As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico.

E-MAIL DE IVETE ALBUQUERQUE

RM no Foco : PIAGET X VIGOTSKY

Parabéns ao blog (naturalmente a seus organizadores) pela abordagem de um assunto antigo (dito a muitos anos, noutros tempos), porém atual nas suas implicações no campo da formação humana mais precisamente na Educação Escolar.

Por Gentil Telles

TRIBUNAL MANTEM CONDENAÇÃO DE PAI QUE ABUSOU

2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce) manteve a sentença que condenou Raimundo Nonato Lopes de Souza a 23 anos e nove meses de prisão por haver estuprado a filha.
A decisão, proferida na última 2a.feira (28/03), teve como relator o desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo. O crime ocorreu na localidade de Cunhassu dos Sales, no Município de Coreaú, distante aproximadamente 270 km de Fortaleza.
Segundo denúncia do Ministério Público (MP) estadual, Raimundo Nonato vinha abusando sexualmente da filha desde 2007, quando ela tinha oito anos.
O caso veio à tona em 2009, quando a criança estava na escola e falou dos assédios.
Raimundo Nonato teve prisão preventiva decretada e foi levado à Cadeia Pública de Coreaú. Em depoimento, ele negou o crime, mas disse não ter como provar inocência.
Em junho de 2010, o réu foi julgado e condenado a 23 anos e nove meses de reclusão, em regime fechado. I
nconformado, ingressou com apelação (nº 204-77.2009.8.06.0069/1) no TJ/Ce objetivando a reforma da sentença.
Ao analisar o caso, no entanto, a 2ª Câmara Criminal negou provimento ao recurso, mantendo inalterada a decisão de 1º Grau.
“Por certo a reprimenda alçou patamar elevado, mas não menos certo é que o crime, pelo clamor social e repúdio que causa à sociedade, exige repressão proporcional Estado-Juiz”, afirmou o relator do processo, desembargador Haroldo Máximo.

Fonte: TJ/Ceará

REFORMA POLÍTICA

O relatório final da Comissão de Reforma Política terá que tramitar normalmente, na forma de um projeto, pelas outras instâncias do Senado. E, se for aprovado pelas comissões e pelo Plenário, esse projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.
As mudanças propostas até agora pela Comissão de Reforma Política modificam bastante as regras do sistema político brasileiro e certamente. Veja abaixo quais são elas:

1. Regras para escolha de suplentes de senador:
Aprovada proposta prevendo que um senador teria apenas um suplente, que não poderá ser cônjuge ou parente consanguíneo ou afim, até segundo grau ou por afinidade, do titular.
O suplente assumiria apenas para substituir temporariamente o titular. Em caso de afastamento permanente, por renúncia ou morte, haveria eleição no pleito seguinte, sendo geral ou municipal.

2. Mudança na data de posse de presidente, governadores e prefeitos:
Posse de prefeitos e governadores seria no dia 10 de janeiro;
Posse de presidente passaria para o dia 15 de janeiro;
Todas essas mudanças só valeriam a partir de 2014.

3. Voto
O voto passaria a ser obrigatório.

4. Reeleição
Fim da reeleição, com mandato de cinco anos para os executivos municipais, estaduais e federal.

5. Coligações
Aprovado fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais, nas quais são eleitos deputados federais, estaduais e distritais e vereadores.

6. Sistemas eleitorais
Aprovado o sistema proporcional com lista partidária. Nessa modalidade de voto proporcional, cada partido apresentaria uma lista com os nomes de seus candidatos por ordem de prioridade. Essa variante é usada na maior parte dos países que adotam o sistema proporcional. (informações do Correio Brasiliense)

Pauta: Davi

O VALOR DE UMA DONA DE CASA

Um homem chegou em casa, após o trabalho, e encontrou seus três filhos brincando do lado de fora, ainda vestindo pijamas.

Estavam sujos de terra, cercados por embalagens vazias de comida entregue em casa.

A porta do carro da sua esposa estava aberta.

A porta da frente da casa também.

O cachorro estava sumido, não veio recebê-lo.

Enquanto ele entrava em casa, achava mais e mais bagunça.

A lâmpada da sala estava queimada, o tapete estava enrolado e encostado na parede.

Na sala de estar, a televisão ligada aos berros num desenho animado qualquer, e o chão estava atulhado de brinquedos e roupas espalhadas.

Na cozinha, a pia estava transbordando de pratos; ainda havia café da manhã na mesa, a geladeira estava aberta, tinha comida de cachorro no chão e até um copo quebrado em cima do balcão.

Sem contar que tinha um montinho de areia perto da porta.

Assustado, ele subiu correndo as escadas, desviando dos brinquedos espalhados e de peças de roupa suja.

'Será que a minha mulher passou mal?' ele pensou.

'Será que alguma coisa grave aconteceu?'

Daí ele viu um fio de água correndo pelo chão, vindo do banheiro.

Lá ele encontrou mais brinquedos no chão, toalhas ensopadas, sabonete líquido espalhado por toda parte e muito papel higiênico na pia.

A pasta de dente tinha sido usada e deixada aberta e a banheira transbordando água e espuma.

Finalmente, ao entrar no quarto de casal, ele encontrou sua mulher ainda de pijama, na cama, deitada e lendo uma revista.

Ele olhou para ela completamente confuso, e perguntou: Que diabos  aconteceu aqui em casa?

Por que toda essa bagunça?

Ela sorriu e disse:

- Todo dia, quando você chega do trabalho, me pergunta:


'- Afinal de contas, o que você fez o dia inteiro dentro de casa?'

-'Bem... Hoje eu não fiz nada, FOFO !!!!

e-mail Ivete Albuquerque

A OPORTUNIDADE DOS JOVENS DO INTERIOR

O governador Cid Gomes e o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, assinaram nesta segunda-feira (28),  mais19 convênios com municípios para a construção de equipamentos voltados a ação social no Interior do Estado. Esses convênios representam um investimento de R$ 28,3 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Apoio as Reformas Sociais (Proares), que nos últimos quatro anos já beneficiou 43 municípios, totalizando assim 62 municípios e um montante total de US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao BID, para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartida Estadual e Municipal.
O convênio assinado vai possibilitar a construção de quadras poliesportiva, centros de educação infantil, centros de referência e assistência social e polos de convivência. Os municípios beneficiados nesta segunda foram Acaraú, Alto Santo, Apuiarés, Campos Sales, Capistrano, Caridade, Cariús, Coreaú, Iguatu, jardim, Jijoca de Jericoacoara, Massapê, Mauriti, Martinópole, Monsenhor Tabosa, Palmácia, Pedra Branca, Pires Ferreira e Sobral.

VOLTAMOS

Voltamos a rotina normal após cumprir dois dias de agenda na capital cearense, aos nossos leitores as desculpas pelo atraso.

29/03/2011

A VOZ DE QUEM SABE

Com 27 anos de televisão, o apresentador Marcelo Tas já passou três vezes pela Rede Globo, a maior emissora do País, mas não acredita que isso tenha sido o mais importante em sua carreira de comunicador. “Tem gente que coloca a Globo como um fim. Mas não pode ser assim”.
Apresentador de uma das atrações de maior sucesso da TV brasileira e de maior audiência da Band, o "CQC", Tas diz não ser escravo da audiência e se sente “estimulado e copiado” pelos concorrentes, entre eles os programas “Legendários”, da Record, e “Pânico na TV!”, da Rede TV!.
 
Fonte: iG

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO E LUTA JOSÉ ALENCAR PERDE A BATALHA PARA O CÂNCER

O ex-vice-presidente da República José Alencar , 79 anos, morreu às 14h41 desta terça (29), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital.
Na última das várias internações, Alencar estava desde segunda (28) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal.
A internação tinha sido motivada pelas sucessivas hemorragias e pela necessidade de tratamento do câncer no abdômen. No dia 26 de janeiro, recebeu autorização da equipe médica do hospital para permanecer em casa. No entanto, acabou voltando ao hospital dias depois.
José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia. LEIA MAIS...

UMA FESTA DE FÍSICOS FAMOSOS

Um dia, todos os físicos famosos do mundo decidiram se juntar para uma festinha. Felizmente, Teobaldo, que estava na porta, era um estudante de graduação, e pode observar algumas coisas:

Todos gravitaram ao redor de Newton, mas ele só ficou se movimentando por ali a uma velocidade constante e não mostrou reação.
Einstein achou que aquele era um momento relativamente bom.
Coulomb ficou com uma grande carga da coisa toda.
Cauchy, sendo o único matemático ali, ainda tentava se integrar bem com todo mundo.
Pascal estava sob muita pressão para se divertir.
Ohm passou a maior parte do tempo resistindo às opiniões de Ampère sobre os eventos correntes.
Volt pensou que a vida social tinha muito potencial.
Heisenberg podia estar ali ou não.
Todo mundo ficou atraído pela personalidade magnética de Tesla.
Bohr comeu demais e ficou com uma dor atômica.
Watt se tornou um potente orador.
Hertz voltou à mesa de buffet várias vezes por minuto.
Faraday tinha uma bela capacidade para comida.
Oppenheimer tomou bomba.

(fonte: newsgroup uol.carreiras.fisica )

LEI VAI REGULAMENTAR CARGA HORÁRIA DE PROFESSORES

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado deve votar nesta terça-feira (29), o projeto que assegura aos professores que trabalham em tempo integral o cumprimento de metade da carga horária em atividades fora da sala de aula. O projeto de lei suplementar 397/08, apresentado pela senadora Fátima Cleide (PT-RO), modifica parte do Artigo 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A redação atual da LDB garante aos professores um período reservado para essas atividades, mas não deixa claro o tempo para sua realização. 

(informações do Correio).

PIAGET X VIGOTSKY


A teoria da aprendizagem parte da idéia que os indivíduos têm diferentes maneiras de "perceber" e de "processar a informação" o que implica diferenças nos seus processos de aprendizagem.
A seguir, uma síntese da questão da aprendizagem, sob o ângulo de duas teorias:

Vygotsky - Os fenômenos devem ser estudados em movimento e compreendidos como permanente transformação a história dos fenômenos é caracterizada por mudanças qualitativas e quantitativas
as mudanças na "natureza do homem" são produzidas por mudanças na vida material e na sociedade o sistema de signos (a linguagem, a escrita, o sistema de números) é pensado como um sistema de instrumentos, os quais forma criados pela sociedade, ao longo da história.
A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas.
Não há como aprender e apreender o mundo se não tivermos o outro
Não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando conforme o tempo passa. O desenvolvimento é um processo que se dá de fora para dentro.
É no processo de ensino-aprendizagem que ocorre a apropriação da cultura e o consequente desenvolvimento do indivíduo.  Conceito de zona de desenvolvimento proximal - potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático.
O desenvolvimento da criança deve ser pensado de forma prospectiva, e não retrospectiva.
A aprendizagem é um processo essencialmente social, que ocorre na interação com os adultos e os colegas.
As relações entre aprendizagem e desenvolvimento são indissociáveis
O aluno jamais é visto como alguém que não aprende.

 
Piaget - Investigações sobre os mecanismos de transição que explicam a evolução do desenvolvimento cognitivo.
A formação das operações cognitivas no homem está subordinada a um processo geral de equilibração. Para construção de suas idéias, utilizou o modelo biológico: o homem é guiado pela busca do equilíbrio entre as necessidades biológicas fundamentais de sobrevivência e as agressões ou restrições colocadas pelo meio para satisfação.

28/03/2011

ASSIM FICOU O VILEBALDO APÓS A REFORMA DA FACHADA

AVISO - PRÉ-VEST 2011


TEMA: RUMO A UNIVERSIDADE


A DIREÇÃO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FLORA DE QUEIROZ TELES AVISA QUE AS INSCRIÇÕES PARA O PRÉ-VEST 2011 SERÁ SOMENTE DIA 29 DE MARÇO DE 2011 NOS SEGUINTES HORÁRIOS :
MANHÃ- 8:00 ÀS 11:30 - TARDE – 13:00 ÀS 17:00.

A PROVA PARA A SELEÇÃO DAS 50 VAGAS SERÁ DIA 30 DE MARÇO ÀS 14:00 HORAS.
NO PRIMEIRO SEMESTRE DO PRÉ-VEST 2011, SERÃO OFERECIDAS 50 VAGAS E BENEFICIARÁ SOMENTE ALUNOS EGRESSOS, QUE JÁ CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO E QUE IRÃO SE SUBMETER A VESTIBULARES EM 2011.2 (JUNHO/JULHO).

ATENCIOSAMENTE,

DANIELA ALBUQUERQUE TABOZA CRISTINO
DIRETORA

MENSAGEM DO DIA

O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais me preocupa é o silencio dos bons.

 Martin Luther King
 
e-mail de Rogério Cristino

AGÊNCIA FAPESP - 28/3/2011

ESPECIAIS

> Óvulos renovados

A partir de experimentos realizados em modelos bovinos, pesquisadores brasileiros propõem uma ferramenta biotecnológica para recuperar o desenvolvimento de óvulos de mulheres inférteis

Leia em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/13636/especiais/ovulos-renovados.htm


ESPECIAIS

> Mineração de microrganismos

Paul Long, do King’s College London, fala sobre novas técnicas de microbiologia ambiental no dia 29, na USP. Seminário integra projeto aprovado em chamada FAPESP-KCL

Leia em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/13637/especiais/mineracao-de-microrganismos.htm


DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

> Folha artificial

Sistema capaz de gerar eletricidade como se fosse plantas, permitindo com que as casas tenham sua própria "usina elétrica", é apresentado em reunião da American Chemical Society

Leia em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/13638/divulgacao-cientifica/folha-artificial.htm


NOTÍCIAS

> PD em química orgânica com Bolsa da FAPESP

Projeto Temático na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP dispõe de oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado

Leia em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/13642/noticias/pd-em-quimica-organica-com-bolsa-da-fapesp.htm


NOTÍCIAS

> Prêmio Pemberton abre inscrições

Coca-Cola lança segunda edição do prêmio que destinará R$ 55 mil para apoiar pesquisas em saúde

Leia em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/13639/noticias/premio-pemberton-abre-inscricoes.htm


AGENDA

> Better science through art

Porque arte e ciência devem caminhar lado a lado será o tema das discussões do evento no Instituto de Matemática e Estatística da USP

Leia em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/13641/agenda/better-science-through-art.htm

Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.