O Papa Bento XVI recebe esta manhã, na Sala Clementina, uma delegação ucraniana composta por 500 pessoas que vieram ao Vaticano para entregar a árvore de natal que decorará a Praça S. Pedro neste Natal 2011.
Ao saudar a delegação, o Papa falou deste significativo símbolo natalino, já que a árvore, com seus ramos. evoca o perdurar da vida. A árvore e o presépio são elementos da atmosfera típica do Natal, atmosfera de religiosidade e intimidade familiar que, segundo o Papa, devemos preservar nas nossas sociedades, onde muitas vezes parece prevalecer o consumismo e a busca de bens materiais.
Neste tempo de Advento, recordou o pontífice, a Igreja nos convida a preparar-nos ao Nascimento do Salvador, intensificando o caminho espiritual e a relação com Cristo. "A nossa época necessita de cristãos santos, entusiastas da própria fé! Quanto é preciso recuperar o prazer da oração!", exortou Bento XVI, convidando a deixar de lado o ritmo de vida que nos impede de voltar-nos para nós mesmos e admirar o mistério de Deus que habita em nosso coração.
"Natal é festa cristã e os seus símbolos constituem importantes referências ao grande mistério da Encarnação e do Nascimento de Jesus. Preparemo-nos a acolhê-Lo com fé", concluiu. (Rádio Vaticano)