A Comissão de Educação e Cultura realizará nesta terça-feira (13) audiência pública para discutir a atualidade e a inserção do pensamento do educador Paulo Freire.
O debate foi proposto pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN). “Paulo Freire revelou ao mundo uma educação para além da sala de aula, da educação formal, capaz não só de ensinar conteúdos e comportamentos socialmente esperados e aceitos, mas também capaz de conscientizar a todos e a todas. Mais objetivamente, pensou nos jovens e adultos trabalhadores, homens do campo e da cidade para abrir-lhes a possibilidade de enfrentarem a opressão e as injustiças”, disse ela.
“Além da comemoração de seus 90 anos de existência, que completaria neste ano de 2011, é importante também relembrar que em 1961 – há 50 anos, portanto – Paulo Freire lançou em Recife seu método revolucionário que alfabetizava em 40 horas, sem cartilha ou material didático. Baseado explicitamente neste ideário, surgia em Natal, em 1962, a campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, sob a liderança de Moacir de Góis”, acrescentou a deputada. (Câmara dos Deputados)

