Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

26/12/2011

É NOTÍCIA!

Irmãs deixam o sertão para reforçar a revolução das mulheres na economia

Maria Francisca e Francisca Portela são duas irmãs de uma família cearense de 13 filhos. A primeira se casou aos 18 anos, fez as malas e se mudou com o marido de Coreaú, no sertão nordestino, para o Planalto Central, em 1987. A segunda, quatro anos mais nova, veio logo depois, em 1990, seguindo as trilhas abertas pela irmã. Ambas começaram a trabalhar como empregadas domésticas, em um tempo em que o país sofria com uma inflação galopante, de mais de 50% ao mês, e o desemprego era alto. De bagagem, além da determinação, apenas o antigo primário de instrução.

(...)
No caminho do sucesso das duas irmãs, muitas barreiras. De sol a sol, uma dupla e extenuante jornada de trabalho. Era uma guerra garantir o pão de cada dia dos filhos. Quando chegou a Brasília há 25 anos, Maria Francisca, a mais velha, foi morar na casa do irmão do marido, Raimundo Nonato, no Gama. Um mês depois, mudou-se para um barraco de madeira em uma invasão da região de Águas Claras.
  
(...)
A sorte começou a virar quando o marido, que trabalhava como pedreiro, arrumou uma vaga de zelador na Asa Sul e ela conseguiu emprego em uma das residências do mesmo prédio, onde está até hoje. Foi graças à patroa, a professora aposentada Rutmar Pontes, 55 anos, ao flexibilizar seus horários de trabalho, que ela pôde concluir os estudos e cumprir sua maior missão: acelerar o desenvolvimento da filha, Raquel, hoje com 20 anos, para escapar de uma vida de muitas limitações.

(...)
Craque em leitura labial
Ainda na adolescência, a filha de Maria Francisca, Raquel, já dava aulas de Libras (língua brasileira de sinais) para outros portadores de deficiência auditiva. Craque em leitura labial, antes de terminar o segundo grau, tinha passado no vestibular de educação física no UniCeub, onde está cursando, pela manhã, o terceiro período. À tarde, a jovem trabalha no Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Do Site Surgiu.com
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.