Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

03/11/2011

INAUGURAÇÃO CINTURÃO DIGITAL DO CEARÁ - CDC

Inaugurado hoje o Cinturão Digital do Ceará (CDC). A princípio, 53 cidades ofertarão serviços públicos, como saúde e educação, com internet de alta velocidade.

O Ceará entra, de fato, na era da banda larga. Será inaugurado hoje o Cinturão Digital do Ceará (CDC). São 2,6 mil quilômetros de fibra ótica instados, possibilitando a conexão em 92 cidades do Estado.

Está sendo gerada, inicialmente, o serviço na sede de 53 municípios - cerca de 90% da população urbana do Estado. O projeto é uma promessa de campanha do primeiro mandato do governador Cid Gomes.
O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho, explica que o CDC não leva internet gratuita para a casa das pessoas, mas, sim, disponibiliza serviços públicos, como saúde, educação e segurança, em conectividade de banda larga e alta resolução. Carvalho informou que foram investidos cerca de R$ 68 milhões no projeto, com verbas do MCT e do Estado.
Para testar a novidade, Cid Gomes e o ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloízio Mercadante, vão realizar vídeo-conferência com pontos servidos pelo CDC, como Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte; Posto da Secretaria da Fazenda, em Tianguá;Escola Dona Creusa em Fortaleza, além de imagens do radar meteorológico em Quixeramobim. 

Internet mais barata
O Cinturão Digital deve baratear a internet à população, pois aumenta a concorrência entre empresas que ofertam serviços digitais. O edital do primeiro leilão de concessão dessa infraestrutura vai ser lançado ainda em novembro. Três empresas terão a concessão para explorar o CDC, informou Fernando Carvalho.
Poderão participar do leilão qualquer empresas que siga os regulamentos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Jornal OPOVO QUINTA, 3 DE NOVEMBRO DE 2011
Colaboração de Rogério Cristino 
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.