Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

07/10/2011

O CEMITÉRIO SÃO MIGUEL

Mal cuidado e  preservado
                                         



o unico lugar onde não tem rico nem pobre,preto ou branco,só DEFUNTO
                                           
                                        
Uma da três capelas que existe na paróquia de N. Sra. da Piedade

CEMINTÉRIO SÃO MIGUEL

O cemitério São Miguel, segundo o Sr. Francisco das Chagas Albuquerque, (chico cabeção), foi construído na administração do Vigário da Freguesia da Palma  Padre, BELARMINO  FRANCISCO MARTINS GAFANHOTO, entre os anos de 1873 a 1875.
Onde hoje esta situado o nosso Cemitério, e o Bairro São Miguel, antes só haviam matos, marmeleiros, mufúmbos, lágrimas de viúva, ateiras, etc.., eram as plantas que dominavam aquele pedaço de chão.
Muito inteligente, o padre convoca a população da região, e circunvizinha, no que foi prontamente atendido. para que os ajudassem na realização de sua obra. E  foi a própria  população quem tomou a frente da construção de nosso cemitério.
Brocaram, limparam até as pedras que até hoje servem de muro do cemitério foram trazidas do Serrote pelo povo em multirão, passando de mão em mão ate aqui chegar.
Todos aqueles que ajudaram a construir, como pagamento, ganharam cada um seus pedaços de terra onde construiriam seus túmulos para que fossem depositados os restos mortais de seus familiares em seus descanso eterno.
Com a epidemia de Febre Amarela, Doença contagiosa que  assolava o Pais, o Estado, e os Municípios muitos morreram, e o povo com medo do contagio não deixavam serem enterrados junto com os que morriam de morte natural, por esse motivo nosso cemitério ficou como se fosse dividido em “4 quartos”e destinou um desses “1 quarto” de seu terreno que seria aquele pedaço que fica na parte de traz pelo lado do rio para aqueles que morressem da tal doença.
Hoje muitos anos depois aquele pedaço de terra que foi destinado ao pessoal do febrão, já foi tomado por túmulos de pessoas que são enterradas normalmente naquele pedaço de chão.
Na minha ultima conversa com o meu amigo e Historiador Dr. Leonardo Pildas,ele me disse que foi sugerido ao pároco da época fazer a exumação de todos os corpos (ossos) do Cemiterio do Socavão para o Cemiterio  São Miguel ,se foi feito, isso não se sabe.         
Ao fundo temos também uma capelinha com a imagem de SÃO MIGUEL, má conservada e preservada onde, as pessoas fazem suas orações, acendem suas velas ou deixam suas fitinhas .
Nosso cemitério também agoniza,onde era pra ser local de descanso, hoje serve de banheiro, coitos, ponto de venda, compra e de consumo de drogas .
Muros Baixos e em algumas partes quebrado, facilitando o fluxo de pessoas ma intencionadas em seu interior.

Não sei de quem é a responsabilidade só sei que falta um olhar de alguém.
de quem em? De quem?

“ SE NÃO RESPEITAM  NEM VIVOS ,VÃO RESPEITAR OS MORTOS ?

“Manchão

Benedito Gilson Ramos  “Manchão ”
Blog Grande Várzea
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.