Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

22/10/2011

NOSSA HOMENAGEM À MARIA AURINO DAMASCENO, A VÓ BRASILINA

BRASILINA AURINO DAMASCENO era o nome de batismo de Vó Brasilina, uma das mais importantes parteiras (cachimbeiras) de nosso município. Nascida em berço simples e de família numerosa, era filha de dona Maria Francisca do Nascimentoe e do Sr.Vicente Rodrigues Damasceno.Tinha como irmãos:Nazaré, Benedita, Nazinha ,Raimunda, Neném e Joaquim. Nasceu no dia 29 de janeiro de 1882, seis anos antes da Abolição da Escravatura.
Quando começou a profissão de parteira, já tinha mais de 30 anos, pois na época, devido aos conceitos morais, seria inviável exercer a profissão com idade mínima, ou que não fosse casada. Não tenho registro de quem foi seu 1º parto, mas o seu ultimo foi de sua neta, Maria Elci Pinto, no dia 15 de janeiro de 1971.

Vó Brasilina era casada com o Sr.Raimundo Pinto de Mesquita. Dessa união conjugal, nasceram sete Filhos: Virgínia (dona Gina), Rita, Chagas Doca, Vicente Doca, Chico Doca, Raimundo Doca e José Doca .Desses ainda estão vivos até hoje o Sr.Vicente Doca e a Dona Gina (Virginia).

Vó Brasilina morreu no dia 07 de dezembro do ano de 1981, na casa de sua filha, dona Gina, onde vivia desde o inicio de sua cegueira, e por quem fora cuidada com muito amor e carinho durante muitos anos, devido a sua cegueira e surdez.

Muito querida, recentemente na administração do Prefeito Francisco Cristino Moreira (Chico da Bomba), foi homenageada com uma praça que leva seu nome, "Praça Vó Brasilina”, que fica situada no bairro do Cemitério, em frente à casa em que viveu seus últimos anos, mostrando assim, o respeito, a importância e o agradecimento do povo de Coreaú a essa ilustre coreauense.

        Lição de vida ensinada a mim por vó Brasilina:"Meu filho, onde você ver as coisas, deixe-as, pois o ‘não ouvi, não sei e não vi’, cabem em todo canto"


Por: BENEDITO GILSON RAMOS, "Manchão"
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.