Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

08/10/2011

NOSSA HOMENAGEM A ANTONIO SATURNINO DE ARAÚJO, O TIO TOINHO

Natural de Moraújo, antiga Pedrinhas, filho de Manuel Francisco do Nascimento e de Rosa Maria do Carmo, veio ao mundo no dia 18 de Março de 1903. Contraiu matrimônio com D. Cláudia Carneiro de Araújo no dia três de novembro de 1938, na Igreja Mariz de Nossa Senhora da Piedade, sendo o celebrante o padre Ivan de Carvalho. Dessa união conjugam nasceram os filhos Maria Marlene de Araújo Cristino, Manoel Carneiro de Araújo (falecido), Francisco de Assis Araújo (falecido), Raimundo Nonato de Araújo, Custódio Carneiro de Araújo, José Carneiro de Araújo, Rosa Maria de Araújo Oliveira, Antonio de Pádua Araújo, Carlos Carneiro de Araújo, Maria de Fátima Araújo Pessoa e Santana Cristino de Araújo Tabosa.

Perseverante no compromisso matrimonial, celebrou, com as bênçãos de Deus as seguintes bodas: PRATA, OURO E DIAMANTE.A partir de seu casamento, fixou residência com a família em várias cidades: Moraújo, Tianguá, Arapá e Coreaú. Em Moraújo, abriu o seu primeiro comércio, posteriormente, nesta mesma cidade, ocupou os cargos de Inspetor Escolar, Procurador da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e de Presidente da Conferência de São Vicente de Pádua. Mudou-se para Tianguá em busca de melhor educação para os filhos, os quais estudaram no seminário local. Teve muita prosperidade nos armazéns de gêneros alimentícios que instalou nas cidades de Tianguá e Arapá. 

Vindo residir com a família em Coreaú, em meados de 1968, passou a exercer o comércio de compra e venda de chapéus de palha, tendo como compradores os negociantes da cidade de Sobral. Permaneceu nesta atividade até os 83 anos de idade, mesmo após ter alcançado a aposentadoria. Foi colaborador na estruturação do MODEBRA, hoje PMDB. Naquela época, o seu nome veio a ser sugerido pelo presidente da organização como candidato a prefeito de Coreaú, tendo ele declinado em favor de seu companheiro de luta, o Sr. Agostinho Gomes. 

Como cidadão politizado, permaneceu fiel ao seu partido durante muitos anos, deixando-o apenas para votar com o seu genro, Francisco Cristino Moreira (Chico da Bomba), candidato a prefeito.

Antonio Saturnino de Araújo, o “TIO TOINHO”, como carinhosamente muitos o chamavam, fez por merecer a amizade de todos que com ele conviveram. Sua simplicidade, seu coração generoso, sua humildade, a mansidão que lhe era peculiar, e o amor a Deus, fez com que ele, até mesmo na data de seu aniversário, fosse eminentemente generoso, pois não comemorava com os ricos, mas sim com a companhia do povo humilde de nossa cidade, que participavam com ele do “café aos pobres”. O “Tio Toinho”, faleceu no dia 13 de fevereiro de 2000, na cidade de Coreaú.
Por Santana Cristina de Araújo Taboza
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.