Mais de 108 mil candidatos de todo o país fazem neste domingo (30) a  prova da primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A  edição é a primeira desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu  rejeitar o recurso de um bacharel em direito e considerar o exame  constitucional. Criado em 1994, o exame foi alvo de ações na Justiça  questionando a legalidade da prova.
Na última quarta-feira (26), o  STF decidiu, por unanimidade, que o exame de ordem da OAB para admissão  na carreira é constitucional. Como o caso tem repercussão geral, o que  foi decidido pelo Tribunal será aplicado em todos os processos  semelhantes que correm na Justiça.
O exame de ordem foi criado em  1994, com a aprovação da Lei do Estatuto da Advocacia e da OAB, cujos  dispositivos estão sendo questionados no STF. Desde então, milhares de  candidatos vêm sendo reprovados a exemplo do que ocorreu na edição mais  recente, em que apenas 15% foram aprovados, ou seja, 18 mil dos 121  inscritos. De 1997 para cá, o número de cursos de direito passou de 200  para 1,1 mil. Os cursos formam anualmente cerca de 90 mil bacharéis.
A próxima fase do exame está marcada para o dia 4 de dezembro.
Com informações do Agência Brasil/Jangadeiro Online

