HERIBALDO COSTA, professor, jurista, cearense ilustre, era inimigo do diretor do "Diário do Povo" de Fortaleza, Jader de Carvalho (pai do jornalista Cid Carvalho).
Heribaldo foi à Europa, voltou. O "Diário do Povo" noticiou: "Chegou da Europa o ilustre professor Hericaldo Bosta."(sic).
O professor, indignado, entrou na Justiça contra o jornal. O DP perdeu e foi condenado a se retratar na primeira página. Jader de Carvalho escreveu uma nota grande, desculpando-se:
"Esse jornal, sem querer, por equívoco gráfico, cometeu um erro imperdoável. Chamou de Hericaldo Bosta o ilustre professor de nossa faculdade de Direito. Sabem os leitores que jamais este jornal poderia chamar de Hericaldo Bosta um intelectual do nível e do renome do ilustre professor da faculdade de Direito. Até porque jamais soubemos que o ilustre mestre se chamasse Hericaldo Bosta.
Mas, errar o nome de personalidades ocorrem em todos os jornais do mundo. Acabamos chamando de Hericaldo Bosta o venerando catedrático da faculdade de Direito.
Cumprindo determinação judicial, estamos nos desculpando e informando aos leitores que, em vez de Hericaldo Bosta, o verdadeiro nome do distinto professor é Heribosta Caldo."(sic)
O professor Heribaldo Costa pegou um revolver e foi ao jornal matar o diretor Jáder Carvalho. Não deixaram.
(Texto extraído do "Tribuna da Imprensa", Sebastião Nery, em 23/03/1999.)
e-mail do Professor Fernando Machado
