A agência espacial norte-americana, Nasa, informou que um satélite  desativado deve atingir a Terra no dia 23 de setembro, próxima  sexta-feira. A agência afirma que está  acompanhando a trejetória do satélite com atenção e que o dispositivo  era de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS), aposentado em 2005. O satélite  foi levado no ano de 1991 ao espaço pela nave Discovery com objetivo de  medir as variações atmosféricas e os efeitos da população. 
Quando o satélite entrar na atmosfera da Terra, os cientistas  explicam que parte das suas peças deve se despedaçar a desintegrar.  Porém, por mais que isso não aconteça com todo o satélite, as chances de  alguma parte do equipamento atingir e ferir uma pessoa são  “extremamente pequenas”. Com isso, os cientistas praticamente garantem  que a chegada do satélite à Terra não apresenta ameaça aos cidadãos do  planeta.
Para ilustrar numéricamente a probabilidade de uma das peças do  satélite atingir uma pessoa, os cientistas descrevem como menor do que  uma em um milhão. Nesse aspecto, entende-se  que a probabilidade também é  aplicada a qualquer outro objeto espacial que esteja entrando na  atmosfera terrestre. Como exemplo, os cientistas destacam como desde o  início da era espacial não há registros de alguém que tenha se ferido  com a queda de um objeto espacial.
Agora, a Nasa informa que está acompanhando a trejetória do satélite,  assim como outras agências internacionais. A princípio, o objeto era  esperado para o final de setembro ou início de outubro, mas uma mudança  na atividade solar adiantou a sua chegada.
Fonte: NotíciasBR 

