Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

03/09/2011

NOSSA HOMENAGEM A LAIRE FONTENELE AGUIAR


Laire Fontenele Aguiar nasceu no dia 10 de julho de 1913, em Coreaú - Ceará. Filha de Mariana Fontenele de Queiroz e Severiano Rodrigues Aguiar.  Casou-se com Francisco Carneiro de Albuquerque (Lilico) e desse matrimônio   nasceram  duas   filhas: Maria Eurinice Fontenele de Albuquerque e Maria  José  Albuquerque Teles. Em vida, D. Laire teve 14 netos e tantos outros bisnetos.
D. Laire, como era popularmente conhecida, era doméstica, bordadeira e muito trabalhadora. Mulher forte e decidida, lutava para manter o sustento da casa, juntamente com seu marido. Prendada e caridosa, ajudava a todos que lhe procuravam. Sempre à frente do seu tempo, sonhava em ter uma profissão que fosse além dos afazeres domésticos e, assim, nos anos de 1960, dedicou-se a fazer partos nas residências, ganhando por isso o codinome de “D. Laire, parteira”.
Sábia de conhecimento e pondo em prática o dom que Deus lhe deu, D.Laire era uma luz divina na casa de muita mulher, pobre ou rica, que esperava dar à luz com tranqüilidade e muita paz. Já sendo conhecida como a Vó Laire, iniciava uma vida dedicada à saúde das mulheres e a vida dos recém-nascidos de Coreaú e de toda região. Em 1962, através do Prefeito Gerardo Antonio de Albuquerque, consegue um Contrato de Trabalho com o Estado e passa a ser oficialmente Auxiliar de Enfermagem, o que a fez trabalhar por muitos anos na Maternidade Tomas Porto, em Coreaú. Com toda dedicação, habilidade e conhecimento prático achou por bem aprender mais e resolveu estudar e profissionalizar-se na Maternidade e Hospital César Cals (em Fortaleza), onde estudou por dois anos e fora diplomada oficialmente como Parteira. Era um prazer para ela mostrar seu anel de formatura, orgulho para si e para seus familiares.
Durante anos e anos, D. Laire dedicou sua vida a fazer o bem. Sempre disposta, dia ou noite, estava à disposição para socorrer mulheres em trabalho de parto. Não havia hora, lugar ou dia difícil, estava sempre atenta para atender e ajudar principalmente os mais necessitados.  Há registros de que fizera mais de 5.000 partos.
D. Laire, além de esposa dedicada, dona de casa exemplar, mãe, avó e parteira, era senhora distinta, educada, estudada, com leitura e escrita impecável, gostava de arte, principalmente da arte de atuar. Nos carnavais, nos dramas, estava lá, sempre alegre e extrovertida, cantando e fazendo alegria.
Dona Laire ficou viúva, mas continuou amando a vida, a seus familiares e a sua profissão. Sempre com o pensamento à frente de seu tempo, esta mulher resolveu entrar para a política sendo a primeira mulher vereadora no Município de Coreaú. Por três mandatos, foi eleita vereadora, dizendo consegui-lo com os votos das mulheres do município. Seu primeiro mandato foi junto ao então Prefeito Gerardo Antonio de Albuquerque e o último, no primeiro mandato do Francisco Cristino Moreira, mais conhecido como Chico da Bomba. No entanto, mesmo enquanto vereadora, D. Laire nunca deixou de atender a mulheres em trabalhos de parto, exercendo o dom maior que Deus lhe deu.
Catótlica, zeladora do Apostolado da Oração, amada pelo povo, pessoa que prestou serviços relevantes ao povo coreauense, D. Laire deixou sua família e o povo de Coreaú em 19 de junho de 1992, vindo a falecer na Santa Casa de Sobral, vítima de problemas cardíacos.
Coreaú sempre foi amada por Dona Laire e Coreaú sempre a amou. Firme e decidida, competente, “mão santa”, como alguns a chamavam e é assim que, Coreaú ainda é saudosa de sua afabilidade e do seu trabalho.
Familiares agradecem a homenagem prestada.
Coreaú, 03 de setembro de 2011. 
Por Reginaldo Vilar  Fontenele de Albuquerque
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.