Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

20/09/2011

CARTA DE AUGUSTO CURY AOS JOVENS

Os jovens hoje tem em suas mentes mais informações do que a maioria dos adultos tinha há dois ou três séculos, mas raramente conseguem desenvolver as funções mais importantes da inteligência., acabam por tornar-se apenas repetidores de informações e não pensadores criativos, livres e críticos.
Tenho enxergado no decorrer de minha trajetória como psiquiatra e escritor uma série de conflitos que a juventude, em especial, vem enfrentando. A ditadura da beleza, o consumismo, a síndrome do pensamento acelerado, a perda da identidade, o esfacelamento da auto-estima, a destruição da arte da dúvida e da crítica são alguns dos exemplos de conflitos psíquicos a que os jovens estão sendo submetidos.
Queridos amigos, através do Projeto Escola de Inteligência queremos contribuir um pouco para reverter este quadro, a arte de pensar é a mais bela arte que um ser humano pode desenvolver ao longo da vida e é isto que queremos abordar diretamente com a implantação deste projeto que vem sendo elaborado durante mais de vinte anos para auxiliar, expandir e complementar a educação dos pais e da escola clássica, seja do ensino fundamental ou médio.
Almejamos que através do Projeto Escola de Inteligência os jovens saiam da platéia e aprendam a ser autores ou atrizes principais do teatro de sua mente. Desejamos ajudar os jovens a navegar nas águas da emoção, ser sonhadores, ter garra e disciplina para transformar seus projetos em realidade, conhecer seu mundo interior. Ainda queremos ensinar aos jovens a construir uma inteligência crítica para filtrar os estímulos estressantes, expandir sua qualidade de vida e criticar os fenômenos sociais que o envolvem como a violência, a intolerância, a discriminação, as notícias veiculadas pela mídia, o ensino em sala de aula, os livros, entre outros. Desta forma não serão vítimas do sistema, mas líderes de si mesmos, debatedores de idéias e pessoas com mente e espírito livres, aptos para decidir seus próprios caminhos. Cada ser humano tem um potencial intelectual enorme para ser explorado, e para nós do Projeto Escola de Inteligência os professores, incluindo os pedagogos e os psicólogos da educação, são sacerdotes da inteligência, os profissionais mais importantes da sociedade, e a escola o seu local mais sagrado.
As idéias de gandes pensadores como Sócrates, Platão, Agostinho, Piaget, Vigotski, Gardner, Freud, Jung entre outros, influenciaram na construção do Projeto Escola de Inteligência.
Os adultos hoje dividem-se em árabes e judeus, brancos e negros, pessoas de países ricos e do terceiro mundo, cada um cuida do seu grupo e dos interesses desse grupo. Quem poderá mudar esta situação? Os adultos? Dificilmente. Acreditamos nos jovens e por isso, precisamos de uma nova geração de pensadores que façam a diferença no mundo, que libertem sua inteligência e proponham novas idéias e novas mudanças.
Queridos jovens, vocês são a esperança do mundo! Se vocês falharem em conquistar a felicidade, a tranqüilidade, a tolerância, a solidariedade, a liberdade criativa, a ética, a saúde psíquica, nós continuaremos sendo uma espécie dividida, infeliz, doente e violenta.
Mas, como os jovens se preocuparão com o futuro do planeta se eles em alguns momentos não se preocupam com o próprio futuro? Como lutarão para ajudar a humanidade, se supervalorizam roupas de marcas, se só querem curtir o momento, se não sabem passar por derrotas, se não suportam decepções, se não sabem proteger sua emoção? Aqui entra o Projeto Escola de Inteligência e seus nobres objetivos.
Assim como se aprende inglês e espanhol em uma escola de línguas, no Projeto Escola de Inteligência você aprenderá a expandir as funções mais importantes da inteligência, como pensar antes de reagir, expor e não impor idéias, superar perdas e frustrações, libertar a criatividades, trabalhar em equipe, gerenciar pensamentos, contemplar o belo, promover a saúde emocional, desenvolver espírito empreendedor, entre outros.
Os alunos que estiverem participando do Projeto Escola de Inteligência descobrirão que somente quem aprende a ser um grande líder no teatro da sua mente poderá ser um grande líder no teatro social, desse modo, despertarão e cultivarão sua força interior, segurança, auto-estima, criatividade, capacidade. Seja autor da sua história. Jamais desista da sua própria vida. Jamais desista das pessoas que você ama. Lute pelos seus sonhos, pois a vida é um espetáculo imperdível.
Você está convidado a fazer a mais importante viagem da sua vida, uma viagem para dentro de você mesmo e a explorar as múltiplas áreas da sua complexa inteligência.

Forte Abraço,
Augusto Cury

Do Universidade do Futuro
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.