Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

07/08/2011

RM NO FOCO DA HISTÓRIA

O LEGADO DE AGOSTO
(superstição?)


Coincidência ou não, consta que agosto é um mês agourento, conhecido popularmente como o mês do desgosto. Os supersticiosos levam a sério essa crendice, enquanto os mais céticos não dão a menor importância. O certo é que, ao longo da história, grandes tragédias e fatos ruins aconteceram (por acaso?) no oitavo mês do ano.

Os anais da história confirmam essa má reputação. Em agosto de 1914, começou a 1ª Guerra Mundial, em 1932 Hitler assumiu o governo da Alemanha, em 1939 teve início a 2ª Guerra Mundial e, em 1945, as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas pela bomba atômica, figuram entre muitos outros registros trágicos da história.

No Brasil, o cenário político foi abalado com o suicídio de Getúlio Vargas, a renúncia de Jânio Quadros e a morte de Juscelino Kubitscheck. Como resultado de uma crise política que assolou o país, o então presidente Getúlio Vargas suicidou-se, às 8h30min do dia 24 de agosto de 1954, no Rio de Janeiro. Forças ocultas fizeram com que o presidente Jânio Quadros renunciasse à presidência da República no dia 25 de agosto de 1961. Vítima de um desastre automobilístico, Juscelino Kubitscheck faleceu no dia 22 de agosto de 1976.

O porquê, como e quando agosto começou a ser chamado de azarento é que não se sabe ao certo. A origem do nome, porém, tem explicação. Ele foi criado pelos antigos romanos para homenagear Augusto, César Augusto, filho adotivo de Júlio César. A partir dele, o nome Augusto passou a designar todos os imperadores romanos. A má fama de agosto, segundo os historiadores, é relacionada ao fato de o imperador romano Augustus sofrer de epilepsia e acreditava-se que seus ataques estavam associados à loucura.

Mas, apesar de muita gente ser incrédula na má sorte do oitavo mês do ano, muitos não se casam, não se mudam, não viajam e não fazem negócios em agosto. A verdade é que as pessoas - acreditando ou não - preferem não brincar com o mágico nem com o sobrenatural. A crendice não é um comportamento apenas dos brasileiros. As mulheres portuguesas não casam nunca no mês de agosto. Na Argentina, não é aconselhável lavar a cabeça durante todo o mês de agosto.

Fonte: Diário do Nordeste

Pauta: Davi 

Do blog: Ninguém pode até não acreditar, más, voltando para nosso regionalismo vale lembrar que por conta ainda de meu pequeno conhecimento histórico do município, o mês de agosto já fez algumas surpresas, levando na data 02/08/2009 o ex-prefeito Chico da Bomba, também no mesmo mês na data de 18/08/2002 o prefeito Bernadone Teles. 
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.