Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

01/08/2011

O TEMPO MOSTRA DILMA DEPOIS

Andei folheando textos sobre nossos presidentes. Vejam: Deodoro, que substituiu Pedro II, logo escreveu a Ruy (o Y é exigência da família) que não era "Jesus Cristo para oferecer a outra face.". Floriano foi o falso prudente. Truculento, não arriscou nada. Sua conduta chocou de tal forma que Deodoro viu, na sua traição, a traição dos colegas de farda. Prudente de Morais era conciliador, paciente. Foi assim até Delfim Moreira. Seguiram-se Epitácio Pessoa, Bernardes e Washington Luís, violentos e à frente de uma fase turbulenta cujo estuário foi a revolução de 30. Aí entra a figura de Getúlio, que vai até 1945 (em 37, ele decreta o Estado Novo), é deposto e depois volta pelo voto popular e permanece no Catete até o suicídio em agosto de 1954. Entra Café Filho, doido pra dar um golpe, e depois JK, que só a simpatia derrubava qualquer um. Surge então a figura de Jânio, estranho, estrábico, com seus pileques, suas caspas e seus bilhetes. Só governou sete meses, e assumiu o vice, João Goulart, com uma confusão dos diabos. A partir de abril de 64, o pior: o país cai nas mãos de uma ditadura militar insana que "governou" a pontapés durante 21 anos, corretamente chamados de "anos de chumbo", destacando generais sinistros como Costa e Silva (autor do AI-5), Médici, Geisel e Figueiredo, com seus cavalos. Sarney veio em seguida arrastado pelo cadáver de Tancredo Neves, vítima da mais inacreditável incompetência médica. Collor desembarcou em Alagoas e mostrou ao mundo, ao lado de seu tesoureiro, PC Farias, toda a arte da rapinagem. História histórica, seguida do bom e inofensivo Itamar. Aí nos aparece FHC, o sociólogo que implantou a própria reeleição, depois de comprar todo o Congresso. Foi quando saltou de um pau-de-arara em São Paulo, vindo de Pernambuco, um "sapo barbudo" (como dizia Brizola), pobre, sem instrução e acabou presidente da República, o único presidente analfabeto do planeta a assinar uma reforma ortográfica. Porém, o mais popular presidente do Brasil, vejam vocês. Elegeu sua sucessora, que só o tempo nos mostrará a que veio.

Hélio Passos
Fonte:Diário do Nordeste
Pauta: Davi
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.