Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

06/08/2011

NOSSA HOMENAGEM A DOMINGOS ANASTÁCIO


Domingos Teles Cavalcante, conhecido como Domingos Anastácio ou Domingos da farmácia, nascido aos 7 do mês de julho de1937, no sítio Belém, Alcântaras, estado do Ceará. Filho de Raimundo Nonato Cavalcante e Alzira Teles de Meneses. Quando pequeno, passava alguns tempos com os avós paternos, na Malhada Vermelha e, aos seis anos, ficou morando com eles, Anastácio Teles Cavalcante e Maria Teodora Cavalcante. Foi alfabetizado em casa com professor particular onde aprendeu a ler e a fazer as primeiras contas.
Em junho de 1956, com seu espírito empreendedor de homem responsável, coloca um pequeno comércio de cereais, onde hoje é o comércio do Toinho da Nincinha(Mercado Público).Era fevereiro de 1962, quando Domingos Anastácio associou-se  a  Gerardo Antônio de Albuquerque(Gerardo Barra), compraram a farmácia do senhor João Tiburcio Cavalcante, prédio onde hoje é a sua residência. Em 1964, Domingos Anastácio compra a parte do senhor Gerardo Barra e continua sozinho sua caminhada de dedicação, sabedoria e de trabalho pelo povo de Coreaú, da redondeza e de cidades vizinhas. Em 1966, compra o prédio vizinho a sua casa, propriedade do senhor José Barra, local que até hoje fica a farmácia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Rua Tabelião Angelim, 132.
Lembro-me que, em tempos idos, a farmácia fazia o papel de HOSPITAL: sutura, aplicação de injeções intramuscular e endovenosa, crises convulsivas, retirada de anzol, bicho em feridas, zíper enganchado no pênis de meninos. Isso tudo eu assistia sentada no balcão, admirando a sabedoria e a competência daquele homem que não era só meu pai, mas pai de todos os que ele ajudava a tratar, movido pelos dons que Deus lhe deu. Meu pai contou-me que, muitas vezes, teve que fazer aplicação de injeção nos doentes das fazendas circunvizinhas, indo à noite, de bicicleta.
É casado há 51 anos com Iduina Sônia Albuquerque Cavalcante. Desse enlace matrimonial nasceram oito filhos, três já falecidos e cinco que, com a graça e benção de Deus, vivem ao seu lado, agradecidos por terem um pai maravilhoso. Em fevereiro de 2012, completará 50 anos de farmácia. É um homem autodidata, pois aprendeu o seu ofício através da leitura das bulas dos medicamentos e dos  livros que ele comprava.  Através dos talentos (Mateus 25, 14 – 30), que Deus lhe concedeu, ele soube multiplicá-los, e hoje podemos comemorar e agradecer a Deus toda a conquista adquirida até os dias atuais.

Por Sônia de Fátima Teles Albuquerque
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.