Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

28/08/2011

NOSSA HOMENAGEM AO DR. GERARDO CRISTINO FILHO


Neste escrito, sinteticamente, buscarei traçar o perfil desse insigne cidadão, sobralense de raízes palmense, possuidor de acurado grau de intelectualidade e de conhecimento médico e geral.
Dr. Gerardo Cristino Filho nasceu em Sobral, no dia 18 de abril de 1960, dois anos depois que sua família nuclear transferiu-se para a Princesa do Norte. Porém seus pais, Gerardo Cristino de Menezes e Ruth Menezes Cristino, fiéis ao torrão natal, muito cedo, ensinaram-lhe que Coreaú fazia parte da sua geografia familiar, portanto, os habitantes de lá eram, também, gente sua. Daí deriva a atenção dispensada por esse notável esculápio aos coreauenses, quando buscam recursos médicos em Sobral.
Ressalte-se, por oportuno, que essa atenção é uma marca de família. Os seus genitores sempre demonstraram a fraterna disposição para conseguir, junto aos amigos, o atendimento médico necessário aos conterrâneos e familiares que os procuravam na aristocrática Sobral. Assim, os filhos médicos desse casal aprenderam a louvável lição e muito já foi feito, até aqui, pelo povo da feliz terra de Palma.
Destaque-se, também, que o nobre Galeno é detentor de notório saber médico. Além da Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, exibe, ainda, a seguinte formação acadêmica e titulação: Especialista em Doenças Neurovasculares (Université de Montpellier I, França), Mestre em Neurocirurgia (Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) e  Doutor em Cirurgia (Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC).
Exerceu, por algum tempo, os cargos de Presidente da Comissão Científica da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e de Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente, exerce as funções, a seguir, delineadas: Chefe do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral; Coordenador do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral; Professor Adjunto de Neuroanatomia e Neurocirurgia do Curso de Medicina  da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Sobral; e Professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus de Sobral.
Os dados constantes dos parágrafos quarto e quinto foram extraídos do seu CURRICULUM VITAE, disponível na internet.

Por Leonardo Pildas
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.