Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

13/08/2011

HOMENAGEM A PROFESSORA LUZIA MOREIRA LEITE TABOSA

UMA GRANDE EDUCADORA

Luzia Moreira Leite Taboza, nascida na cidade de Marcos em 05 de janeiro de 1949. Aos 05 anos de idade, juntamente com seus pais e 11 irmãos, estabelecem-se em Coreaú. Em pouco tempo, a família estava completamente integrada à comunidade local, sentindo-se parte dela. Ainda muito pequena, Luzia não conheceu outros amigos, se não o povo de Coreaú, e por isso ela se sente como se fosse um deles, muito embora em seu íntimo se sinta um pouco estranha por não ser de fato filha da terra. Com seis anos de idade, ingressou seus estudos em uma pequena escola que funcionava em casa mesmo, passando depois para as Escolas Reunidas, Ginásio Nossa Senhora da Piedade e Escola Normal Nossa Senhora da Piedade. 

Fez o Curso de Letras na Universidade Vale do Acaraú, o Curso de Pedagogia, com especialização em Administração Escolar na Universidade Estadual do Ceará e Pós-Graduação, também na Universidade Vale do Acaraú. Em 1965, ainda muito cedo, cursando a 8ª série do ensino fundamental, inicia sua vida profissional como professora de Religião no Ginásio Nossa Senhora da Piedade. Desempenhava sua vida escolar e profissional com destaque e, assim, continuou sua careira como professora e diretora da Escola do Círculo Operário de Coreaú. Ocupou o cargo de professora, vice-diretora e diretora da Escola Estadual Vilebaldo Aguiar e professora de Didática Geral da  Escola Normal Nossa Senhora da Piedade.
A partir de 1984, Luzia casa-se com Fernando Tabosa e começam a dividir uma vida em comum, tendo eles  duas filhas, Dielle e Samille, a maior alegria e realização de suas vidas. Suas filhas foram a razão dela fundar uma escola. O casal, preocupado em colocar sua filha primogênita no pré-escolar, procurou em toda cidade uma escola que se adequasse à idade dela, mas não a encontrou. Em 1991, Luzia e Fernando estreitam ainda mais sua convivência, pois além de uma vida famíliar, passam a ter os mesmos interesses profissionais: a fundação do CEB Padre José Maria de Aguiar, a qual adotou como patrono o Pe. José Maria, por ter sido um grande contribuidor na educação de Coreaú. A fundação desta escola lhes redeu muito trabalho e preocupação, mas principalmente muitas alegrias, pois suas filhas já tinham um lugar para estudar. Vinte anos depois de iniciar esta caminhada, sentem-se realizados e muito felizes, por terem contribuído um pouco com o desenvolvimento desta cidade, que os acolheu ,dando-lhes a oportunidade de realizarem seus sonhos. 
Por Maria Socorro de Albuquerque Cavalcante
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.