Após quatro embarques improvisados - mas bem-sucedidos -, a Globest Ceará Mineradora não desiste de explorar minério de ferro no Estado. A investida, agora, é exportar à China mais cerca de 55 mil toneladas (t) do produto cearense até o fim de agosto, informou ao O POVO uma fonte ligada à diretoria da empresa.
A Globest deixou de trabalhar na mina em São José do Torto, em Sobral, de onde saiu a primeira grande remessa do Porto do Pecém de minério de ferro para exportação - 75 mil t. A empresa havia realizado a retirada em área superficial. Ao passar à extração mais profunda, o trabalho tornou-se difícil e a empresa optou por cessar, pelo menos, por enquanto.
Na tentativa de tornar viável o negócio em Sobral, a Globest está firmando parceria com a empresa Coreaú Calcário, que atua produção de calcário, cal hidratada e está desenvolvendo a expertise em extração de minério.
O foco agora da mineradora é investir na região do Sertão de Crateús. No final de 2010, a Globest adquiriu novas áreas para investir. Entre os terrenos, um no município de Quiterianópolis, distante cerca de 410 quilômetros de Fortaleza.
Fonte: O PovoOnline